27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:740-1


Poster (Painel)
740-1INFLUÊNCIA DO PESTICIDA FIPRONIL SOBRE A SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO IN VITRO POR BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIADAS À CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:Souza, A.J. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Tschoeke, B.A.P. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Santos, I.B. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Silva, F.G. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Silva, J.A.T. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Freire, F.J. (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; Kuklinsky-Sobral, J. (UAG - Unidade Acadêmica de GaranhunsUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das principais commodities agrícolas do Brasil, sendo a indústria de álcool e de açúcar os maiores geradores de divisa para o país. O sucesso do cultivo dessa espécie está condicionado às boas condições edafoclimáticas onde estão instalados os plantios. Aliados às condições edafoclimáticas, o manejo da fitossanidade da cultura é outro fator relevante para que a cana-de-açúcar expresse todo seu potencial produtivo. Diante do exposto, objetivou avaliar bactérias diazotróficas associadas ao solo cultivado com cana-de-açúcar quanto à capacidade de solubilizar fosfato inorgânico na presença do pesticida fipronil. Foram testados 10 isolados bacterianos, que foram inoculados em meio de cultura sólido, contendo fosfato de cálcio e acrescido de diferentes concentrações do pesticida fipronil: 0, 100, 200 e 400 g.ha-1, incubadas a 28°C por cinco dias. A formação de área clara, halo, ao redor das colônias indicou a solubilização do fosfato. O experimento foi conduzido em triplicata. E para os isolados que apresentaram halo visível, foi estimado o índice de solubilização (IS), que é relação entre diâmetro do halo e diâmetro da colônia. E ainda com essa relação pode-se classificar o IS como baixo (IS<2), médio (2≤IS<4) e alto (IS>4). As analise de variância dos índices de solubilização foram feitas pelo o software estatístico SISVAR® versão 5.3. Os resultados do teste mostraram que todos os isolados bacterianos apresentaram a capacidade de solubilização de fosfato inorgânico in vitro na presença do pesticida fipronil, os índices de solubilização (IS) observados no teste foram todos considerados baixos (IS<2), o IS dos isolados bacterianos não diferem entre si ao nível de 5% pelo teste de Scott-Knott, o mesmo se observou para a variável concentração de fipronil no meio de cultivo, exceto para a ½ da concentração de campo desse pesticida em que os IS de solubilização das bactérias UAGC 858 e UAGC 867 se mostraram significativos em relação aos demais tratamentos. Com isso pode-se concluir que o pesticida fipronil não teve influência na capacidade de solubilização de fosfato nas bactérias avaliadas, e que alguns isolados foram beneficiados com a presença do pesticida fipronil.