27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:735-1


Poster (Painel)
735-1PESQUISA DE STHAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA (MRSA) EM APARELHOS CELULARES UTILIZADOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR
Autores:Coutinho, L.L.S. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Garcia, P.G. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Montessi, F.D. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Toledo, M.K.P. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora)

Resumo

Introdução: O ambiente hospitalar guarda íntima relação com as infecções hospitalares, podendo proporcionar focos de contato e de transmissão cruzada de microrganismos. A superfície dos aparelhos celulares representa um ambiente propício para o crescimento de diversas espécies microbianas que proliferam a partir de resíduos e substâncias graxas das mãos. O Staphylococcus aureus é um importante patógeno relacionado a infecções hospitalares, frequentemente encontrado na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis, além de poder apresentar importante resistência aos antimicrobianos, como no caso das cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) Materiais e métodos: Foram coletados amostras da superfície de 50 aparelhos celulares de diversos profissionais da saúde, de um hospital público da cidade de Juiz de Fora, MG, no ano de 2012. As amostras foram coletadas com auxílio de Swabs estéreis, umedecidos em solução fisiológica 0,9% estéril, inoculados em meio tioglicolato e incubados a 36ºC +/- 1ºC por 24 horas. Após incubação as amostras foram repicadas em Agar Manitol salgado e Agar Sangue de carneiro 5%, incubadas a 36ºC +/- 1ºC por 24 horas. Após este período de incubação foram observadas as características morfotintoriais de cada colônia, e realizadas provas bioquímicas de identificação, catalase, coagulase E DNAse. Os isolados foram submetidos ao teste de sensibilidade aos antimicrobianos para testar in vitro a sensibilidade das cepas de Staphylococcus aureus frente aos antimicrobianos cefoxitina (30μg) e oxacilina (1μg). Resultados: Foram isolados Staphylococcus sp nas em todas amostras analisadas. Das 50 cepas isoladas, verificou-se que 64% (n=32) foram de Staphylococcus sp coagulase negativo e 36% (n=18) de Staphylococcus aureus. Em relação ao perfil de susceptibilidade à oxacilina e cefoxitina, observou-se que 44,4% (n=8) das cepas isoladas de Staphylococcus aureus, apresentaram resistência a estes antimicrobianos. Conclusão: Staphylococcus aureus é um patógeno hospitalar e está presente nos aparelhos celulares de grande parte dos profissionais de saúde, sendo importante ressaltar que muitas cepas de Staphylococcus aureus isoladas foram de MRSA. Portanto, aparelhos celulares são importantes fontes carreadoras de micro-organismos dentro dos hospitais.