27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:733-1


Poster (Painel)
733-1AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma ssp. QUANTO A CAPACIDADE ANTAGÔNICA POR CONFRONTO DIRETO EM PLACA DE PETRI NO CONTROLE DE Rhizoctonia solani
Autores:Arruda, E. L. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Arruda, R.L. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Chagas Junior, A.F. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Chagas, L.F.B. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Santos, M.M (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Silva, D.P. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Ribeiro, G.S (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Dias, T. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Garcia, B.O (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Silva, A.A. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Gellen, L.F.A (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

A distribuição de vários fungos patogénicos espalhou-se durante os últimos anos devido às mudanças introduzidas na agricultura, com efeitos prejudiciais para as culturas de importância econômica. Espécies do gênero Trichoderma são potenciais antagonistas de diversos fungos fitopatogênicos. Vários mecanismos de ação são utilizados por esses fungos, como a produção de metabólitos e enzimas com propriedades antifúngicas e a competição por nutrientes. Nesse trabalho foram utilizados cinco isolados de Trichoderma spp., originários de solos, identificados como JCO-UFT 63, JCO-UFT 78, JCO-UFT 92, JCO-UFT 102 e uma amostra controle T. harzianum (de produto comercial Trichoplus®) e um isolado de Rhizoctonia solani coletado da cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris). Foi verificado o antagonismo dos isolados de Trichoderma spp. contra o patógeno Rhizoctonia solani, realizado por meio de pareamento das culturas, que consistiu na repicagem de Trichoderma spp. em umas das bordas das placas de Petri e a colônia do patógeno no lado oposto. As colônias foram incubadas em câmara tipo B.O.D., com temperatura de 28ºC e fotoperíodo de 12h luz, durante sete dias. As avaliações foram feitas através de escala de notas com valores de 1 a 5. Sendo que a nota significa o crescimento do Trichoderma sob o patógeno, onde o Trichoderma ocupou toda a superfície do meio, nota 2- crescimento de Trichoderma ocupando mais de 2/3 da superfície do meio, nota 3- crescimento de Trichoderma ocupando aproximadamente metade da superfície do meio, nota 4 - crescimento de Trichoderma ocupando 1/3 da superfície do meio e nota 5- ausência de crescimento de Trichoderma. Todos os isolados apresentaram bom desempenho em relação ao controle, onde os isolado JCO-UFT 63 obteve nota 1, o JCO-UFT 78 obteve nota 1, o JCO-UFT 92 obteve nota 1,5 e JCO-UFT 102 nota 1, quando comparados ao controle que obteve nota 3,5 ocupando aproximadamente metade da placa.