27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:720-1


Poster (Painel)
720-1AVALIACÃO DA PREVALÊNCIA DE LEVEDURAS ISOLADAS DE FEZES DE POMBOS EM ÁREAS URBANAS PÚBLICAS DA CIDADE DE NATAL-RN, BRASIL
Autores:Pinto, L.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Medeiros, M.A.P. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Rocha, W.P.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Benica, A.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Chaves, G.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Aves domésticas e silvestres, destacando-se os pombos, têm sido implicadas como o principal reservatório de leveduras patogênicas, incluindo Cryptococcus neoformans, considerada levedura oportunista, pois acomete principalmente pacientes imunocomprometidos, geralmente ocasionando comprometimento do Sistema Nervoso Central (SNC). Neste trabalho objetivou-se avaliar a prevalência de leveduras obtidas de fezes de pombos coletadas em áreas urbanas públicas da cidade de Natal-RN. Foram avaliadas 13 amostras de fezes de pombo coletadas entre abril de 2012 e fevereiro de 2013 nos arredores de um hospital universitário e 6 amostras de fezes de pombo coletadas em uma praça no bairro da Cidade Alta, no mês de abril de 2013, as quais foram semeadas em Agar Sabouraud-Dextrose adicionado de cloranfenicol (0,5g/L) e incubadas a 30ºC e 37ºC, por 96h. As leveduras isoladas foram identificadas através de semeio em meio cromogênico CHROMagarCandida®, prova do microcultivo em ágar fubá adicionado de tween 80, pesquisa de cápsula utilizando tinta nanquim, prova da urease e por metodologia clássica (assimilação e fermentação de carboidratos). Além disso, avaliou-se a produção de melanina em Agar Níger pelas cepas de Cryptococcus spp. isoladasdos arredores do hospital universitário. Foram obtidos 46 isolados de leveduras a partir de amostras dos arredores do hospital universitário, dentre os quais 10 foram de Cryptococcus spp. não pertencentes ao complexo Cryptococcus neoformans(21,7%), 9 de Rhodotorula spp.(19,6%), 8 de Trichosporon spp.(17,4%),5 de Candida spp. (10,9%),4 de Candida krusei (8,7%), 3 de Exophiala spp.(6,5%), 2 de Candida glabrata(4,3%), 2 de Candida tropicalis(4,3%), 1 do complexo Candida parapsilosis (2,1%), 1 de Candida rugosa (2,1%), 1 de Geotrichum sp.(2,1%). Dentre os 101 isolados de leveduras obtidos de amostras da praça, obtiveram-se 50 isolados de Cryptococcus spp. (49,5%), 41 de leveduras ascosporadas (40,6%), 5 de Rhodotorula spp.(4,9%), 3 de Geotrichum spp. (3,0%), 1 de Trichosporon sp.(1,0%) e 1 de Candida sp.(1,0%). Apesar do perfil epidemiológico distinto, isolaram-se, em ambas as localidades, cepas de Cryptococcus spp. em proporções relativamente elevadas, enquanto a proporção de leveduras de outros gêneros variou bastante em função do local avaliado. Os pombos presentes em áreas urbanas públicas da cidade do Natal-RN constituem, de fato, uma fonte de leveduras patogênicas diversas, as quais podem causar infecções sistêmicas graves, com alta taxa de mortalidade.