27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:697-1


Poster (Painel)
697-1Prevalência de Pseudomonas aeruginosa isoladas em culturas realizadas em um Hospital de referência da Região Norte do Ceará.
Autores:Ponte, R.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Ponte, I.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Rocha, R.R (INTA - Instituto Superior de Teoligia Aplicada)

Resumo

1)Introdução: Grande parte dos equipamentos e materiais hospitalares, principalmente com componentes líquidos, podem ser reservatórios para Pseudomonas aeruginosa, sendo esta, o principal patógeno humano do gênero Pseudomonas. As infecções hospitalares são geralmente graves e causam danos não apenas no ponto de vista individual, mas também, institucional, além de serem difíceis de tratar. Além de provocar diversas infecções comunitárias, Pseudomonas é o bacilo gram negativo não fermentador mais frequentemente associado a infecções de origem hospitalar. Devido a importância crescente de Pseudomonas como agente de infecções hospitalares e a carência de pesquisas realizadas, estimulou analisar a prevalência de Pseudomonas aeruginosa nas amostras isoladas no laboratório de microbiologia, nos diferentes setores do hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, 2)Materiais e Métodos: Utilizou-se o software MV 2000 – Sistema de Infecção Hospitalar para coletar dados durante o período de 31 de maio de 2012 até 31 de maio de 2013 obtendo uma estatística de germes por unidade de internação e uma estatística de germes por material encontrados de amostras isoladas no laboratório de microbiologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 3)Discussão dos resultados: Foram um total de 59 casos de Pseudomonas encontrados nas unidades de internação, sendo a com maior número de casos a Pediatria com um total de 11 (18,64%), ficando atrás a Casa de Saúde Mons. Eufrásio com 10(16,94%) casos e UTI neonatal II com 9(15,25%) casos, enquanto que UTI neonatal I ficou com apenas 1(1,69%) caso. As UTI’s adulto e pediátrica revelaram 3(5,8%) e 4(6,77%) casos respectivamente. As outras unidades de internação, Casa de Saúde A. Rosa Gatorno, berçário UCI, cirurgia geral – São José, CL. Médica – São Joaquim, oncologia e por último, traumato/ortopedia – S. Joaquim apresentaram um total de 21(35,59%) casos. Com um total de 59 casos encontrados, em se tratando de materiais o que apresentou o maior número de casos foi o sangue com 10(16,94%), seguido pela urina 7(11,86%) e secreção de ferida cirúrgica 5(8,47%). O líquido pleural, o liquor céfalo raquidiano e a ponta de cateter central apresentaram cada um respectivamente 2(3,38%), 1(1,69%) e 3(5,08%) casos. Entretanto, outros materiais revelaram um total de 35(59,32%). 4)Conclusão: Revelou-se a maior prevalência de Pseudomonas aeruginosa na unidade de internação da Pediatria, sendo o sítio mais prevalente o sangue.