27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:691-2


Poster (Painel)
691-2Oficinas experimentais de Microbiologia aplicada como instrumento pedagógico para o fortalecimento do ensino de ciências nas escolas da rede de ensino público.
Autores:Moreira,M. (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; BARROS,T (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; PAIVA,D. (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; LANNA,M.C.S. (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo

A evasão estudantil e a aprendizagem deficitária refletem na baixa qualidade da mão de obra brasileira sendo um dos problemas que comprometem o desenvolvimento do Brasil atualmente. A partir dos depoimentos de professores das turmas de alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Município de Ouro Preto, recebidas no Laboratório de Biologia e Tecnologia de Micro-organismos da UFOP (LBTM-UFOP), em visitas orientadas anteriores, detectou-se a importância dessa contribuição experimental da Universidade como elemento de atualização de conhecimentos para os professores e motivação para os alunos. O presente projeto visa contribuir com o aprimoramento da qualidade de ensino das ciências nos níveis fundamental e médio de escolas no Município de Ouro Preto aproximando os fundamentos teóricos da biologia com o conhecimento das doenças endêmicas locais veiculadas por contaminação ambiental. O presente trabalho foi desenvolvido durante sete meses, de outubro 2012 a abril de 2013 em cinco escolas de ensino fundamental e médio com alunos na faixa etária de 12 a 17 anos da rede de ensino do Município de Ouro Preto Minas Gerais, totalizando 15 turmas atingindo uma clientela total de alunos, professores em torno de 700 pessoas. Foram realizadas breves palestras em cada turma nas escolas e oficinas de experimentações e ao final realizou-se uma feira de ciências no LBTM-UFOP. Para constatar presença da microbiota cutânea os alunos inoculavam secreção cutânea dos dedos em placas de Ágar Nutriente, além de amostras do ar atmosférico abrindo-as durante 5, 10 e 15 minutos para demonstrar a correlação entre tempo de exposição ao ar e número de colônias. Todas as placas inoculadas eram levadas para incubação no Laboratório de Microbiologia da UFOP e as leituras realizadas nas escolas na aula de Biologia da semana seguinte, e os alunos se surpreendiam com a observação das colônias bacterianas e fúngicas com efetivo interesse demonstrado pelo variado elenco de perguntas. Ao final realizou a feira de ciências com a visitação de professores e alunos das escolas e outros membros da comunidade local além de alunos do Curso de Mestrado em Ensino de Ciencias da UFOP. O impacto social das ações desse projeto é evidente pela maior motivação dos professores ao ensinar e os alunos em aprender ciências em um novo cenário de praticas pedagógicas a partir da solução de problemas.