27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:687-1


Prêmio
687-1Ocorrência de bactérias produtoras de Klebsiellapneumoniaecarbapenemase (KPC) em praias do Rio de Janeiro: uma ameaça à saúde pública?
Autores:Montezzi, L.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Corrêa, L.L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, I.L.V.D. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, L.J. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Bonelli, R.R (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Moreira, B.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Picão, R.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Introdução:Bactérias produtoras de KPC são endêmicas em hospitais brasileiros, sendo também encontradas em esgoto. No Rio de Janeiro (RJ), um volume substancial de esgoto não tratado é lançado na Baía de Guanabara,que se comunica com as praias. O objetivo do estudo foi investigar a presença de bactérias produtoras de KPC em águas costeiras do RJ. Materiais e Métodos: Foram coletados 500mL de água superficial das praias de Copacabana (CO), Flamengo (FL), Botafogo (BF) e Barra da Tijuca (BT). Uma alíquota de 200µL de cada amostra foi inoculada em ágar cromogênico contendo imipenem (1µg/mL),e a cultura foi incubada a 35oC por 18-24h. Uma segunda alíquota de 85mL foi filtrada em membrana (0,2µm), cultivada sob as mesmas condições. A identificação bacteriana foi feita por MALDI-TOF. O antibiograma foi obtido por disco-difusão e a produção de carbapenemase foi investigada pelo Teste de Hodge Modificado (MHT), segundo o CLSI 2013. O gene blaKPC foi investigado por PCR. O perfil plasmidial das bactérias produtoras de KPC foi evidenciado e a capacidade de transferência dos mesmos foi aferida em ensaios de conjugação. Resultados: As amostras obtidas de CO e BT não apresentaram crescimento bacteriano na presença de imipenem. FL exibi ucolônias na membrana, enquanto BF resultou em crescimento onde foram semeados os 200µL da amostra. Foram aleatoriamente selecionadas 18 bactérias recuperadas nas praias de BT e FL, das quais 13 apresentaram MHT positivo e o gene blaKPC.Amostras produtoras de KPC incluíram os seguintes gêneros (n, praia):Kluyvera spp. (2, FL), Citrobacter sp. (1, FL), Enterobacter spp. (3, FL; 6 BF)e Aeromona ssp. (1, BF).Estas apresentaram baixos níveis de sensibilidade aos antimicrobianos empregados na prática clínica, incluindo imipenem.Todas as amostras apresentaram blaKPC em plasmídeos conjugativos e o perfil plasmideal foi diverso.Conclusão: Foram encontradas bactérias produtoras de KPC em água superficial das praias Flamengo e Botafogo. Muito embora estas praias sejam constantemente classificadas como impróprias para o banho, nelas acontecem atividades recreativas, o que pode significar uma fonte para a disseminação comunitária de multirresistentes. A presença de blaKPC em bactérias ambientais como Kluyvera e Aeromonas spp. pode representar um reservatório estável deste determinante de resistência em ambientes aquáticos.