27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:686-2


Poster (Painel)
686-2Micobactérias não tuberculosas em pacientes notificados como tuberculose: avaliação de três meses de rotina diagnóstica
Autores:Uesugi, V.S. (IAL - Instituto Adolfo Lutz Central) ; Pereira, A.A. (IAL - Instituto Adolfo Lutz Central) ; Brandão, A.P. (IAL - Instituto Adolfo Lutz Central) ; Ferrazoli, L. (IAL - Instituto Adolfo Lutz Central) ; Chimara, E. (IAL - Instituto Adolfo Lutz Central)

Resumo

A tuberculose (TB) é uma doença de notificação compulsória que necessita de um sistema de vigilância organizado em todos os níveis de sua estrutura para que possa ser realizado um controle efetivo. O estado de São Paulo possui um sistema de notificação online denominado TBWEB. Tanto para o diagnóstico bacteriológico da TB como das doenças causadas pelas micobactérias não tuberculosas (MNT) são utilizados os mesmos métodos preconizados pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da TB, a baciloscopia e a cultura. O fato da baciloscopia detectar apenas a presença de bacilos álcool ácido resistentes leva, na maioria das vezes, a um diagnóstico equivocado das doenças causadas por MNT sendo muitas vezes esse paciente notificado e tratado como TB. Algumas espécies de MNT, associadas às doenças pulmonares, são altamente resistentes aos fármacos utilizados no tratamento da TB e por essa razão os pacientes permanecem anos sob tratamento inadequado. Objetivo: avaliar a taxa de notificação de pacientes com isolamento de MNT identificados no Núcleo de Tuberculose e Micobacteriose do Instituto Adolfo Lutz Central (IAL) e as características sócio-demográficas e bacteriológicas. Foi realizado um levantamento dos pacientes com identificação de MNT nos meses de outubro a dezembro de 2012 e os mesmos foram comparados com o banco TBWEB para verificar seu histórico de diagnóstico e tratamento. Foram identificados 2.329 isolados no período estudado, 1.763 (75,7%) CMT, 434 (18,6%) MNT e 12 (0,5%) que apresentaram crescimento de ambos os grupos (CMT e MNT). Cento e vinte (5,2%) isolados não puderam ser identificados. Dos 416 pacientes identificados com MNT, 226 (54,3%) foram notificados no sistema TBWEB. Existe uma associação entre a notificação de MNT e o tipo de unidade de saúde, mostrando que as unidades hospitalares corretamente não notificam os pacientes com identificação de MNT. A alteração no Sistema TBWEB para mudança de diagnóstico ocorreu somente em 52 (23,0%) dos 226 pacientes. O estudo mostrou uma elevada taxa de pacientes com isolamento de MNT que foram notificados como TB, mas que não tiveram mudança de diagnóstico, levando o paciente a um tratamento não específico para a MNT isolada.