27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:679-2


Poster (Painel)
679-2APLICAÇÃO DE ANÁLISES MULTIVARIADAS NO BIOMONITORAMENTO DO RIO IGUAÇU - PR SOB INFLUÊNCIA DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO FEDERAL
Autores:KUO, L. H. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; PINTO, F.G.S. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; FRUET, T. K (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; WEBER, L. D. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; PANDINI, J. A. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; SCUR, M. C. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; SANTANA, C. B (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; SOUZA, J. G. L (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; CEZAR, T. P. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo

A preservação dos recursos hídricos é de importância mundial, se fazendo necessária a atenção das autoridades sanitárias quanto a sua qualidade. O rio Iguaçu é o principal rio da bacia hidrográfica do Iguaçu - PR, localizando-se sob influência parcial da Unidade de Conservação Federal (UC) denominada Parque Nacional do Iguaçu (ParNaIguaçu), sendo a qualidade hídrica deste rio considerados referência para a estrutura do ecossistema aquático desse bioma. O presente estudo objetivou avaliar a qualidade de água do rio Iguaçu a montante e a jusante das quedas das cataratas do Iguaçu, respectivamente P1 e P2, utilizando parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, coliformes totais (Cto) e termotolerantes (Cte). A análise de componentes principais (PCA) explicou 30,9%, 25,7% 22,8% das variabilidades dos dados físicos e químicos. Para o eixo 1, os pontos de coleta foram influenciados negativamente pelo nitrato, ortofosfato e condutividade elétrica, para o eixo 2, foram associados positivamente a amônia e íon amônio, e negativamente a turbidez, já o terceiro a vazão e do oxigênio dissolvido tiveram influencias positivas. Os dois primeiros eixos indicaram a ação de nutrientes dissolvidos na coluna da água como agrupamento principal, já as evidencias do terceiro eixo salienta ação das quedas d’água no ecossistema aquático. Nas 24 amostras analisadas no período de junho/2011 a maio/2012, verificou-se que a média do número mais provável/mL para Cto e Cte do P1 e P2 foram, respectivamente, 2,9 x 10 / 1,6 x 10 2 e 2,1 x 10 3 / 3,7 x 10 2. As médias dos parâmetros físicos e químicos da água foram confrontadas com o padrão estabelecido pela Resolução nº 357 e 430 do CONAMA, e observou-se que os pontos avaliados apresentaram o parâmetro fósforo total acima do limite permitido pela legislação (<0,1mg/L), evidenciando o eminente risco de eutrofização. A análise de variância do teste de Tukey (p<0,05) indicou que os valores de Cto e Cte para os pontos de coleta não apresentam diferença estatística entre si. Com a ausência de correlação (Pearson) entre as variações sazonais para os parâmetros avaliados de qualidade da água, evidenciou-se o efeito positivo da vegetação da UC para a manutenção da integridade dos ecossistemas aquáticos e preservação da qualidade da água, tanto no seu aspecto físico e químico quanto microbiológico.