27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:678-1


Prêmio
678-1Diversidade genética e perfil de resistência a antimicrobianos de estafilococos coagulase negativos isolados de pacientes neonatais e pediátricos com infecção primária da corrente sanguínea
Autores:Peixoto, P.B. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Massinhani, F.H. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Santos, K.R.N. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, R.B. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Chamon, R.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Seixas, M.A.L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Corá, L.F. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Oliveira, A.G. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo

Em geral, os estafilococos coagulase negativos (ECN) são resistentes à meticilina. Esta resistência é devida à presença do gene mecA que encontra-se inserido em um cassete cromossômico estafilocócico (SCCmec). Vários tipos de SCCmec já foram descritos entre os ECN. Todavia, no Brasil, os dados sobre os tipos de SCCmec e de clones de ECN responsáveis pelas infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) ainda são escassos. Assim, os objetivos deste estudo foram detectar o gene mecA e os tipos de SCCmec bem como verificar a existência de linhagens predominantes de ECN isolados do sangue de pacientes neonatais e pediátricos com IPCS, internados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). As amostras de ECN foram obtidas no período de maio de 2010 a julho de 2012. A identificação das espécies de ECN foi feita com base nos resultados de testes fenotípicos convencionais e genotípicos. O gene mecA foi detectado por PCR, os tipos de SCCmec (I a V) por PCR multiplex e os clones por PFGE (Pulsed Field Gel Electroforesis). A concentração inibitória mínima (CIM) da meticilina foi determinada pelo método de diluição em caldo e a resistência aos demais antimicrobianos pelo método de disco difusão, conforme padronizado pelo CLSI. Dentre as 40 amostras de ECN incluídas no estudo, 36 (90%) eram da espécie S. epidermidis. O gene mecA foi detectado na maioria (n=39; 97,5%) das amostras de ECN. Os tipos de SCCmec encontrados foram o IV (22/39; 56.4%), o I (6/39; 15.4%), o V (5/39; 12.8%) e o III (1/30; 2.6%). Cinco (12.8%) amostras de ECN mecA-positivas (mecA+) apresentaram SCCmec diferente dos tipos pesquisados. Não foi observada associação dos tipos de SCCmecA com o valor da CIM da meticilina. Dentre os 39 amostras mecA+, 36 (92.3%) foram resistentes à cefoxitina; 31 (79.5%) à ciprofloxacina, norfloxacina e trimetropim-sulfametoxazol; 28 (71.8%) à eritromicina e gentamicina, 27 (69.2%) à clindamicina, 12 (30.8) à rifampicina, 6 (15.4) à tetraciclina e 5 (13.8%) ao cloranfenicol. Dentre as 27 amostras de ECN submetidas à PFGE, 13 (48,1%) amostras apresentaram o pulsotipo A, 3 (11,1%) o B e 3 (11,1%) o C. As 8 amostras restantes apresentaram pulsotipos distintos. Os resultados do presente estudo demonstram a alta prevalência de ECN multirresistentes causando IPCS e a grande diversidade genética desses microrganismos.