27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:674-1


Poster (Painel)
674-1Suscetibilidade “in vitro” de espécies de Cryptococcus provenientes de pacientes atendidos em Hospital Terciário de Campinas-São Paulo, frente a agentes antifúngicos isolados e em diferentes combinações
Autores:Reichert-Lima,F (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Lyra, L (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Busso-Lopes,AF (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Moretti, ML (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Schreiber, AZ (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

O gênero Cryptococcus engloba duas principais espécies consideradas patogênicas: C.neoformans e C.gattii, que causam infecções graves em indivíduos imunocomprometidos e imunocompetentes, respectivamente. O tratamento de escolha para criptococose é a associação de anfotericina B (AMB) com 5-fluorocitosina (5FC). No Brasil, utiliza-se apenas AMB devido à dificuldade de obtenção da 5FC, resultando em inúmeros efeitos colaterais aos pacientes. Para avaliar “in vitro” opções de combinações terapêuticas, muitas vezes já utilizadas empiricamente, o presente estudo determinou o perfil de suscetibilidade frente aos antifúngicos AMB, 5FC, fluconazol (FCZ) e terbinafina (TRB) isolados e em combinações (AMBx5FC, AMBxFCZ, AMBxTRB e FCZxTRB) de 80 isolados (68,C.neoformans e 12, C.gattii), provenientes de amostras de líquor, sangue, escarro, pele, líquido ascítico, líquido peritoneal, secreção traqueal e urina de pacientes atendidos no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Os testes de suscetibilidade aos antifúngicos foram realizados conforme documento CLSI M27−A2 (Clinical and Laboratory Standards Institute). Para os testes com antifúngicos combinados, foi utilizado o método do “tabuleiro de xadrez” para determinação da concentração inibitória fracional (CIF), que permite avaliar o tipo de interação entre as substâncias a partir das concentrações inibitórias mínimas (CIM) do antifúngico isolado e em combinação. A interação é definida como sinérgica com CIF≤0.5, indiferente com CIF entre 0,5 e 4 e antagônica com CIF>4.0. Para C.neoformans, os valores de CIM (em μg⁄mL) variaram de 0,125−1 para AMB; 0,125−2 para 5FC; 0,25−8 para FCZ e 0,125−2 para TRB e para C.gattii, 0,25−1 para AMB; 0,5−4 para 5FC; 2−16 para FCZ e 0,5−4 para TRB. Para C.neoformans observou-se 79,4% de sinergismo nas associações AMBx5FC e AMBxTRB; 80,9 % na associação AMBxFCZ e 97,1% na associação FCZxTRB. Para C.gattii houve 83,3 % de sinergismo nas associações AMBxFCZ, AMBx5FC e FCZxTRB e a taxa de sinergismo chegou a 100% na associação AMBxTRB. Os dados comprovam a boa atividade das combinações uma vez que houve mais de 80% de sinergismo para os isolados de C.gattii em todas as associações, o que também ocorreu em duas das quatro associações realizadas para C.neoformans. O bom desempenho da terbinafina demonstra também a importância da realização deste tipo de estudo na busca de opções terapêuticas menos tóxicas e mais efetivas para o tratamento da criptococose.