27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:669-1


Poster (Painel)
669-1PROSPECÇÃO DE ENZIMAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO A PARTIR DE MICRO-ORGANISMOS ASSOCIADOS A CORAIS DAS ESPÉCIES Mussismilia braziliensis, Millepora alcicornis E Porites astreoides
Autores:VILELA, C.L.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; CARMO, F.L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; SANTOS, H. F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; DUARTE, G.A.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; PEREIRA, C.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; PIRES, D.O. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; CASTRO, C.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; VERMELHO, A.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; ROSADO, A.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; PEIXTO, R.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.)

Resumo

Os corais são organismos marinhos que albergam grande diversidade de micro-organismos e mantém com estes uma relação de simbiose indispensável para sua sobrevivência. Enzimas isoladas de micro-organismos associados a organismos marinhos tendem a ter diferentes características que lhes permitem adaptar e desenvolver-se no ambiente marinho heterogêneo. Este fato torna os corais, alvos altamente relevantes para descoberta de enzimas de interesse biotecnológico. O objetivo deste estudo é realizar a prospecção da diversidade microbiana das espécies de corais Mussismilia braziliensis, Millepora alcicornis e Porites astreoides coletados no Recife de Fora (BA). Inicialmente foi realizado o estudo da comunidade microbiana dos corais através da técnica de PCR/DGGE utilizando-se o gene rrs. O perfil da comunidade bacteriana mostrou que os micro-organismos presentes nos corais são específicos para cada uma das espécies estudadas, e que estes diferem dos detectados no perfil microbiano encontrado na água. Para a realização dos ensaios de prospecção enzimática, os corais foram macerados e plaqueados nos meios Marine Ágar e Lysogenic Broth, com diferentes concentrações de NaCl (1, 3, 6 e 10%), sendo possível isolar 60 colônias microbianas. Os ensaios enzimáticos foram realizados em meios de cultura com os substratos: Tributirina, CMC, amido, gelatina, leite em pó, quitina coloidal e pena de galinha. Obteve-se como resultado: 30 produtores de lipase, 6 de celulase, 13 de amilase, 8 de gelatinase, 28 de caseinase, 6 de quitinase e 18 de queratinase, respectivamente. Após os ensaios enzimáticos os isolados foram sequenciados, demonstrando uma diversidade de gêneros microbianos, entre os mais abundantes: Bacillus, Exiguobacterium, Halomonas, Staphylococcus e Microbacterium. Através do sequenciamento observou-se uma grande possibilidade de se encontrar novas espécies microbianas neste estudo, devido a baixos valores percentuais de similaridade de DNA com micro-organismos depositadas no BLASTn. Esses resultados demostram que os micro-organismos isolados dos corais apresentam um grande potencial biotecnológico e que a comunidade microbiana associada a estes é muito diversa e ainda pouco conhecida. Os isolados com os melhores índices de hidrólise dos substratos detectados neste trabalho foram selecionados para os testes de quantificação e caracterização enzimática que estão em andamento.