27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:662-1


Poster (Painel)
662-1Análise da sucessão bacteriana por High Resolution Melt (HRM) durante o processo de compostagem para obtenção de fertilizantes orgânicos.
Autores:RIBEIRO, N. Q. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; SANTOS, D. M. S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; GODINHO, M. C. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; MARQUES, S. C. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; MENCALHA, A. L. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; DIAS, E. S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

A compostagem é um processo de degradação natural da matéria orgânica realizado por microrganismos presentes no ambiente, onde suas atividades metabólicas levam a mineralização e humificação parcial das substâncias presentes na pilha, originando um produto final, o composto, que pode ser beneficamente aplicado ao solo como fertilizante orgânico na horticultura e agricultura. O número de estudos envolvendo inoculantes microbianos é crescente, os quais tem por objetivo a otimização do processo de compostagem e do seu produto final. Contudo, o comportamento desses inoculantes e da microbiota ao longo do processo não tem sido caracterizado. Assim o objetivo do trabalho foi o de acompanhar a dinâmica populacional bacteriana ao longo de todo o processo através da técnica de High Resolution Melt (HRM). Foram montadas 4 pilhas de compostagem com bagaço de cana triturado e capim coast-cross, que foram suplementadas com farelo de trigo, calcário, gesso e uréia no 5° dia do processo. A inoculação ocorreu no 9° dia de compostagem, ficando assim estabelecidos os tratamentos (cada tratamento é referente a uma pilha de compostagem): T1 = Bacillus cereus, T2= Bacillus megaterium,T3= B. cereus + B. megaterium, T4= controle (sem adição de inóculo). Amostras compostas foram coletadas ao longo da compostagem e a temperatura mensurada a cada coleta. A extração de DNA total foi realizada utilizando kit comercial. A reação de HRM das amostras do composto e dos isolados bacterianos de cada inóculo foi conduzida usando kit comercial da Qiagen segundo instruções do fabricante, sendo executada no equipamento Rotor-Gene Q da Qiagen. Foram utilizados primers universais da região 16S com o intuito de observar toda a população bacteriana. Foram observadas diferenças significativas no início da compostagem entre os 4 tratamentos, indicando influência dos inóculos no processo. Com o desenvolvimento do processo as curvas de dissociação dos tratamentos foram ficando semelhantes, onde no final da compostagem as curvas dos tratamentos 2, 3 e 4 terminaram sobrepostas, apenas o tratamento 1 (B. cereus) mostrou-se distindo dos demais. A utilização de um primer universal (rDNA 16S) permitiu avaliar a sucessão bacteriana ao longo do processo, contudo a construção de um primer específico é necessário para acompanhar de maneira mais precisa o inóculo durante o desenvolvimento da compostagem.