27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:661-1


Poster (Painel)
661-1DETERMINAÇÃO DA ENERGIA LIVRE DE ADESÃO PARA SUPERFÍCIE DE CENOURA MINIMAMENTE PROCESSADA E SANITIZADA COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA
Autores:ARAUJO, E.A. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; RIBEIRO, L. (UFV/ CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba) ; BERNARDES, P.C. (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; JUNIOR, J. F. Q. F. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; DORES, M.T. (UFV/ CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba) ; PELAZZA, B.B. (AMTEC - Amtec Bio Agrícola)

Resumo

A adesão bacteriana é importante em um grande número de processos tecnológicos. A adesão de micro-organismos em superfícies é um fenômeno que ocorre naturalmente em meios aquosos e depende das propriedades superficiais. Existem na literatura, dados de experimentos que mostram que a adesão microbiana depende fortemente da estrutura hidrofóbica e, ou, hidrofílica das superfícies de interação. Neste contexto, este trabalho objetivou determinar a energia livre de adesão (∆G adesão) entre as estirpes Staphylococcus aureus(ATCC 6538), Escherichia coli (ATCC 11229) e Listeria innocua (ATCC 30090) e a superfície da cenoura minimamente processada, obtida do resíduo da colheita da cidade de Rio Paranaíba, sanitizada com nanopartículas de prata (6 mg/L). A determinação da energia livre de adesão foi feita a partir dos valores obtidos das medidas dos ângulos de contato das superfícies bacterianas e da cenoura minimamente processadas em rodelas e sanitizadas por 15 minutos com as nanopartículas de prata. Para esta medida utilizou-se o aparelho goniômetro. Após a obtenção da medida do ângulo de contato com três líquidos de polaridades diferentes, calculou-se a energia livre de adesão por meio do somatório das tensões dos componentes polares e apolares das superfícies interatuantes. Neste estudo, observou-se que as nanopartículas de prata são capazes de tornar a superfície mais hidrofílica, o que pode dificultar o processo de adesão. Os valores obtidos para ∆G adesão para a superfície da cenoura e as estirpes foram 12,557 mJ/m 2 para S.aureus; 10,1279 mJ/m2 para E.coli mJ/m2 e 4,0278 mJ/m2 para L.innocua. De acordo com a teoria da termodinâmica, a adesão é favorecida se a variação da energia livre por unidade de área da superfície for negativa, o que significa que a adesão é espontânea. Assim, para todas as estirpes bacterianas avaliadas e cenoura sanitizada a termodinâmica de adesão foi desfavorável. Portanto, as nanopartículas de prata apresentaram resultados promissores para serem futuramente utilizadas como agentes sanitizantes nas indústrias de alimentos. A escolha do agente antimicrobiano a ser aplicado na etapa de sanitização de um produto minimamente processado é de extrema importância, visto que a incidência de micro-organismos deteriorantes e patogênicos nestes produtos pode ser significativa apresentando risco à saúde do consumidor.