27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:659-1


Poster (Painel)
659-1Isolamento e caracterização de bactéria desnitrificante autotrófica em reator anóxico que utiliza sulfeto como doador de elétrons
Autores:Mestrinelli, F. (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Pozzi, E. (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Sakamoto, I. K. (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Foresti, E. (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos)

Resumo

A remoção de nutrientes, especialmente compostos nitrogenados, é importante para a manutenção da qualidade dos corpos d´agua que recebem efluentes de sistemas de tratamento de águas residuárias. No processo convencional de remoção do nitrogênio em reatores biológicos, há o consumo de oxigênio para a nitrificação e a necessidade de adição de doadores de elétrons orgânicos para a desnitrificação heterotrófica, onerando assim o sistema de tratamento. Quando se opta pelo tratamento anaeróbio de efluentes ricos em sulfato, ocorre sua redução a sulfetos pela ação das bactérias redutoras de sulfato. Os sulfetos gerados (S2- , HS-, H2S em solução e no biogás, sulfetos metálicos insolúveis) além dos efeitos deletérios à saúde humana podem inibir o crescimento de outros grupos microbianos que participam da estabilização na matéria orgânica nos reatores biológicos. Portanto, torna-se interessante o desenvolvimento de novas tecnologias que aliem melhores eficiências dos processos com a redução de custos operacionais. Dentre tais tecnologias, destaca-se a otimização do processo de desnitrificação autotrófica, no qual a energia liberada pela oxidação dos compostos reduzidos de enxofre (doadores de elétrons) promove a redução biológica do nitrogênio para N 2. Esse estudo teve como objetivo avaliar-se a microbiota envolvida na desnitrificação autotrófica pela oxidação de sulfetos aplicada ao pós-tratamento de efluentes anaeróbios. A biomassa foi retirada de reatores operados em diferentes condições desnitrificantes. A condição de redução de nitrato com relação N/S igual a 0,8 foi a que apresentou maior concentração de microrganismos desnitrificantes autotróficos e, a partir dela, foi feito o isolamento de uma cepa desnitrificante. Com o auxílio das técnicas de biologia molecular de PCR, DGGE e sequenciamento, foi identificada Pseudomonas stutzeri com os seguintes parâmetros cinéticos: velocidade máxima específica de crescimento (µ máx) de 0,037h -1, tempo de duplicação de 18,7 horas, rendimento celular (y) a partir do composto nitrogenado de 0,15 SSV.gN -1 e velocidade de desnitrificação de aproximadamente 0,24gN.gSSV -1.h -1. Tais resultados indicam viabilidade de aplicação da espécie isolada no processo de remoção de nitrogênio via desnitrificação autotrófica no pós- tratamento de efluentes de reatores biológicos que apresentam sulfeto na sua composição.