27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:653-1


Poster (Painel)
653-1Utilização do Yacon (Smallanthus sonchifolius) na proteção contra colonização intestinal de frangos de corte, experimentalmente infectados por Salmonella spp.
Autores:OLIVEIRA, M.G.X. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; ITAYA, N.M. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; OLIVEIRA, M.C.V. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; MENÃO, M.C. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; BORGES, J.C.S. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; POLAQUINI, L.E.M. (FMU - Faculdade de Medicina Veterinária - FMU) ; FERREIRA, A.J.P. (FMVZ-USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; MORENO, A.M. (FMVZ-USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; KNÖBL, T. (FMVZ-USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP)

Resumo

A adição de prebióticos na dieta das aves favorece a microbiota entérica, impedindo a colonização intestinal por bactérias patogênicas. O yacon (Smallanthus sonchifolius) é um tubérculo da família Asteracae, com elevada quantidade de fruto oligossacarideos (FOS). Este frutano possui efeito prebiótico, uma vez que o açúcar possui uma cadeia longa, não sendo degradado por enzimas do estômago e intestino delgado, favorecendo a multiplicação de bactérias ácido-lácticas. A ação acidificante dessa reação promove a exclusão de micro-organismos patogênicos, como Salmonella spp. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito prebiótico do yacon, em frangos de corte desafiados com Salmonella. Foram utilizados 60 frangos de corte, machos com 1 dia de idade, agrupados em três tratamentos de 10 animais, com duas repetições: controle positivo (C+), controle negativo (C-) e grupo yacon (GY). As aves foram alojadas em cama de maravalha e receberam ração comercial sem aditivos medicamentosos e água ad libitum. As aves do grupo yacon (GY) receberam 1 mL de caldo de yacon com concentração de frutose de 57,35 mg/mL por dia, durante os 3 primeiros dias, através de sonda esofágica. No sétimo dia de vida, os grupos GY e o C+ foram desafiados por via oral com Salmonella Kedougou, pela administração de 0,5 mL de caldo contendo 1,0 x 106 UFC/mL. O grupo C- não recebeu yacon e não foi desafiado. Após 21 dias as aves foram eutanasiadas, os cecos foram coletados para o reisolamento de Salmonella e um grama de fezes foi semeado em 20 mL de caldo tetrationato de sódio e posteriormente 0,1 mL do caldo foi semeado na superfície de Agar XLT4, ambos incubados a 37o C por 48 h. As colônias suspeitas foram identificadas através de série bioquímica e confirmadas pelo teste de soro aglutinação rápida com antígeno somático (Probac®). Na analise bacteriológica, não foi observado nenhuma ave (0/20) positiva para o isolamento de Salmonella no C-. O grupo C+ apresentou um índice de infectividade de 65% para Salmonella, com 13/20 aves positivas. O GY apresentou infectividade de 25%, com 5/20 aves positivas. Os dados deste trabalho demonstraram que a adição de yacon na dieta de frangos de corte exerceu um efeito protetor contra a infecção por Salmonella nas condições testadas. Agradecimentos Instituto de Botânica de SP. Fapesp e CNPQ pelo apoio financeiro.