27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:650-1


Poster (Painel)
650-1INVESTIGAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DA PRODUÇÃO DE CARBAPENEMASES ENTRE AMOSTRAS DE Acinetobacter ISOLADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores:Oliveira, E.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Corrêa, L.L. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Barbosa, C.H. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Paula, G.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Mondino, S.S.B. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Mendonça-Souza, C.R.V. (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Os carbapenêmicos têm sido considerados uma das principais opções terapêuticas no tratamento de infecções graves por Acinetobacter. Entretanto, nas últimas décadas, houve um aumento na frequência de resistência a essas drogas. No presente trabalho, foram estudadas 145 amostras de Acinetobacter spp, isoladas a partir de diferentes materiais clínicos, oriundos de pacientes internados em diversos setores de um Hospital Universitário, no período de julho de 2007 a julho de 2009, com os seguintes objetivos: verificar os perfis de susceptibilidade aos antimicrobianos através do teste de difusão em ágar; detectar a produção de cabapenemases fenotipicamente, através de testes de Hodge, utilizando imipenem, ertapenem e meropenem como substratos, e genotipicamente, através de Reações da Polimerase em Cadeia para detecção dos genes blaOXA-23, blaOXA-24, blaOXA58 e blaOXA-143. Os testes de difusão em ágar revelaram elevadas taxas de resistência à maioria dos antimicrobianos testados, sendo que 113 amostras (77,9%) foram resistentes ao imipenem (IMP-R). Os resultados dos testes de Hodge mostraram que 102 das 113 amostras IMP-R (90,3%) foram positivas para a produção de carbapenemase, quando imipenem foi utilizado como substrato. Um total de 90 (79,6%) amostras positivas foi observado nos testes com o ertapenem e 38 (26,2%) amostras foram positivas nos testes utilizando o meropenem. Através das reações de PCR detectou-se que 107 (96,4%) das 113 amostras IMP-R possuíam o gene blaOXA-23. Nenhuma amostra foi positiva para os outros genes investigados. Os resultados obtidos indicaram que a produção da OXA-23 seria o principal mecanismo de resistência aos carbapenêmicos entre as amostras estudadas e também mostraram que o teste de Hodge, utilizando o imipenem como substrato, apresentou resultados satisfatórios na detecção dessa carbapenemase, sendo uma melhor opção do que os testes de Hodge com o ertapenem ou meropenem.