27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:649-1


Poster (Painel)
649-1Fermentação de caldo de cana para produção de cachaça utilizando inoculo misto de levedura não-Saccharomyces e Saccharomyces cerevisiae como cultura iniciadora
Autores:Amorim, J.C. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Ribeiro, L.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Schwan, R.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Duarte, W.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

Nos últimos anos, diversos trabalhos têm sido realizados a fim de se encontrar novos microrganismos para produção de etanol, bebidas fermentadas, destiladas. No Brasil, trabalhos têm sido realizados em busca de leveduras para fermentação do caldo de cana para produção de cachaça. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do uso de uma co-cultura de leveduras na fermentação do caldo de cana para a produção de cachaça. As estirpes de leveduras codificadas como UFLA CAF733 e UFLA CA11 foram inoculadas em co-cultura nas concentrações finais de 107 e 108 células/mL, respectivamente. A levedura UFLA CA11 foi usada em cultura pura como controle para comparação com a cultura mista. A fermentação foi conduzida em escala semi-industrial, em dornas contendo 15 L de caldo de cana 16°Brix. Três bateladas consecutivas com reciclo de células foram utilizadas em duplicata. Amostras foram coletadas para avaliação do desempenho fermentativo, contagem de células e determinação de açúcares, alcoóis e ácidos por HPLC. O inoculo misto apresentou menor consumo de açúcares comparado ao inoculo puro da levedura CA11 (51,06 g/L e 54,57 g/L, respectivamente), assim como também uma menor produção de etanol – 23,99 g/L e 25,65 g/L, respectivamente. No entanto, a produção de glicerol, importante componente da cachaça, foi maior para o inoculo misto (3,67 g/L). O caldo fermentado pela cultura mista também apresentou menor quantidade de ácido acético (0,01 g/L). Quanto ao comportamento populacional das leveduras, UFLA CAF733 apresentou desempenho similar durante os três ciclos fermentativos realizados. Quando a levedura UFLA CA11 foi usada em co-cultura com UFLA CAF733, suas populações permaneceram estáveis no final do primeiro e do segundo ciclo fermentativo, mas apresentaram aumento considerável ao final do terceiro ciclo, sendo que suas contagens ao final de cada ciclo foram de 8,03 log UFC/mL, 8,24 log UFC/mL e 8,44 log UFC/mL, respectivamente. Na cultura pura, a população de UFLA CA11 manteve-se praticamente estável entre o início (7,56 log UFC/mL)) e o final (8,14 log UFC/mL) dos ciclos de fermentação. Considerando-se os resultados obtidos nesta etapa, conclui-se que o inoculo misto testado neste trabalho apresenta potencial para uso como cultura iniciadora de processos fermentativos para produção de cachaça a partir de caldo de cana-de-açúcar.