27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:647-2


Poster (Painel)
647-2Produção de amilase através de fermentação submersa por Bacillus licheniformis (UCP 1009) utilizando um planejamento fatorial
Autores:Oliveira, D.P. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Tavares. L.L.P. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

A indústria biotecnológica de produtos de alto valor agregado produzidos por micro-organismos vem aumentando progressivamente nas últimas décadas, principalmente através da utilização e a produção de diversas enzimas microbianas. A utilização de ferramentas estatísticas com o planejamento fatorial nos processos fermentativos, tem surgido como uma opção viável para obtenção de melhores resultados experimentais. Amilases (EC3.2.1.1) são enzimas de grande importância para a biotecnologia pois hidrolisam moléculas de amido e possuem uma potencial aplicação em diversos processos industriais (alimentos, fermentação, têxtil, papel,indústrias farmacêuticas e de química fina). As espécies do gênero Bacillus estão distribuídas em diversos ambientes, principalmente no solo, água e ar, e apresentam um elevado potencial biotecnológico para produção de enzimas e antibióticos polipeptídicos. Foram realizadas fermentações para produção de amilase, utilizando o B. licheniformis (UCP 1009) substituindo o amido solúvel, pelos amidos de milho e de batata, através da elaboração de um planejamento fatorial 23, tendo como variáveis o extrato de carne, peptona e o amido. Os experimentos foram realizados a 150 rpm, 37oC, durante 96 horas. Foram avaliados o crescimento microbiano, determinação do pH, o consumo de glicose pelo método do DNS e a determinação da atividade específica da enzima. Os resultados obtidos nos ensaios de cinética de crescimento revelam que o meio contendo amido solúvel apresentou uma taxa específica de crescimento de 0,59 h-1 e tempo de geração de 1,16 horas, enquanto que os meios alternativos de milho e de batata, apresentaram taxas específicas de crescimento de 0,38 e 0,23 h-1 e tempos de geração de 1,81 e 3 horas, respectivamente. Os melhores resultados referentes a atividade amilolítica foram obtidos com o meio contendo amido de milho, que apresentou uma atividade específica de 0,756 U/mg, pH de 8,82 e uma atividade quantitativa da amilase de 0,99 U/dL. A utilização de meios contendo reagentes considerados de baixo custo, surge como uma alternativa viável nos diversos processos fermentativos para obtenção de bioprodutos de alto valor agregado.