27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:647-1


Poster (Painel)
647-1Seleção em meio sólido de fungos filamentos do gênero Penicillium isolados da Caatinga de Pernambuco produtores de tanase
Autores:Morant, K.V. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Tavares. L.L.P. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Campos Takaki, G.M. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB)) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

A importância da utilização das enzimas nos diversos setores industriais e ambientais, tem sofrido um elevado aumento na produção em larga escala, pois a ampla utilização dessas enzimas se torna reflexo de uma elevada especificidade de sua atuação como biocatalizadores, pois enzimas com o mesmo perfil de atuação sob um mesmo substrato, podem apresentar um bom funcionamento no pH, na temperatura e em concentrações iônicas diferentes. A identificação e seleção de novos micro-organismos produtores de enzimas microbianas têm sido alvo de diversos estudos para a seleção de novos isolados com elevada capacidade de produção enzimática. A tanase (E.C 3.1.1.20) é uma enzima extracelular que hidrolisa ésteres e ligações laterais de taninos hidrolisáveis, sendo produzida em presença de ácido tânico por diversos gêneros de micro-organismos, principalmente os fungos filamentosos. A caatinga,é considerado o principal bioma do nordeste brasileiro, compreendendo aproximadamente 10% da área territorial, porém poucos estudos têm sido realizados em relação ao potencial biotecnológico da microbiota existente nesse ambiente. Foram coletadas amostras de solo da caatinga, na cidade de Serra Talhada, Pernambuco. Foram realizados estudos do potencial enzimático da tanase em 21 amostras de Penicillium isoladas.. Para detecção enzimática foi utilizado o meio Àgar Nutritivo acrescido de ácido tânico, onde placas com os fungos crescidos anteriormente foram furadas e retirados discos de gelose e colocados no centro das placas que continham ácido tânico. As placas foram colocadas em estufa a 28ºC, durante 144h. Todos os experimentos foram realizados em triplicata com acompanhamento diário para medição dos halos característicos. Os resultados obtidos evidenciaram que 80% das culturas testadas apresentaram halos característicos da enzima testada, apresentando em média de 15 mm. Esses resultados enfatizam que a micobiota da caatinga pernambucana apresenta um alto potencial biotecnológico para produção de enzimas, principalmente a tanase.