27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:635-1


Poster (Painel)
635-1Avaliação da atividade antimicrobiana de óleos essenciais frente a Listeria monocytogenes isoladas de carcaças bovinas
Autores:GOLDBECK, J.C. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; IGLESIAS, M.A. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; MARQUES, J.L. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; DANNENBERG, G.S. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; SILVA, W.P. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; FIORENTINI, A.M (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

A presença frequente de Listeria monocytogenes nos alimentos, em especial na carne bovina, ocorre, principalmente, da contaminação durante o processamento. A contaminação das carcaças bovinas pode ocorrer durante determinadas etapas do processamento como esfola, evisceração, processamento de cortes, bem como distribuição dentro do frigorífico, por isso o controle do patógeno deve ser realizado nos pontos de origem da matéria-prima, através de medidas que minimizem as chances de contaminação. Em vista disso, para evitar ou retardar contaminações microbianas, são utilizados conservantes sintéticos, entretanto, estudos toxicológicos atuais apontam que em determinadas concentrações e com seu uso continuado, estes conservantes podem se tornar potencialmente tóxicos e carcinogênicos. Nesse contexto, o interesse pela utilização de óleos essenciais e seus derivados como antimicrobianos passíveis de substituir os conservantes sintéticos, vem se tornando cada vez mais evidente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de Ricinus communis L. (mamona), Eucalyptus globulus (eucalipto), Cymbopogon winterianus Jowitt (citronela), Origanum majorana L. (manjerona), Zingiber officinale Roscoe (gengibre), Origanum vulgare L. (orégano) e Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta rosa) frente a 17 isolados de L. monocytogenes provenientes de carcaças bovinas isoladas em pontos chave da linha de abate em abatedouros-frigoríficos do sul do Brasil. Para avaliar a bioatividade dos óleos foi utilizado o teste de disco difusão, preconizado pelo NCCLS (2012), com adaptações. Observou-se que todos os óleos essenciais testados, com exceção do óleo de mamona, apresentaram atividade inibitória, com a média dos halos de inibição variando entre 10 mm e 50 mm de diâmetro tendo o óleo essencial de orégano apresentado os melhores resultados. Entretanto, houve variações significativas tanto na bioatividade entre os óleos quanto na sensibilidade entre os isolados, denotando que, embora haja potencial de utilização desses óleos, há necessidade de padronização das condições de utilização. Concluiu-se que os óleos essenciais utilizados neste estudo, exceto o de mamona, possuem bioatividade frente aos isolados de L. monocytogenes, indicando o potencial de aplicação tecnológica em alimentos.