27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:631-1


Poster (Painel)
631-1DENSIDADE BACTERIANA DIAZOTRÓFICA EM SOLO DE PASTAGEM DE Brachiaria decumbens Stapf. SOB SISTEMA SILVIPASTORIL COM LEGUMINOSAS ARBÓREAS, ITAMBÉ-PE
Autores:OLIVEIRA, J.T.C. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; MIRANDA, K.R. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; SANTOS, M.V.F. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; DUBEUX JUNIOR, J.C.B. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; LIRA, M.A. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; LIRA JUNIOR, M.A. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; FREIRE, F.J. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Existem evidências de que a espécie vegetal, o local de coleta e a época do ano influenciam a densidade bacteriana diazotrófica do solo. Neste contexto, objetivou-se avaliar a influência da leguminosa e da estação do ano sobre a densidade bacteriana diazotrófica presente no solo da rizosfera de um pasto de Brachiaria decumbens em sistema silvipastoril, consorciado com as leguminosas arbóreas Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia) e Gliricídia (Gliricidia sepium). Para implantação do experimento foi utilizado o delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. Foram coletadas amostras de solo na profundidade de 0-0,2 m (dez coletas por piquete por ponto de coleta, com posterior homogeneização), em dois períodos diferentes (18/11/2012, primavera com precipitação acumulada de 57 mm e 04/02/2013, verão com precipitação de acumulada de 168 mm) na pastagem com e sem a inclusão de leguminosas arbóreas. Nos tratamentos com a presença das leguminosas, as amostras foram coletadas em três diferentes pontos: na linha de cultivo da leguminosa e a 3,75 e 7,00 m de distância. A densidade populacional foi estimada pelo número mais provável (NMP) utilizando o meio NFb semi-sólido. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado em parcela subdividida, aplicou-se às médias o teste de Scott-Knott, a 5% ao Log do NMP. Elevados índices de densidade populacional foram observados nos diferentes pontos de coleta e estações do ano, com variação do NMP de células bacterianas diazotróficas g-1 de solo entre os pontos de coleta de 6,5 x 10^5 a 6,7 x 10^6 na primavera e de 7,5 x 10^5 a 1,8 x 10^7 no verão. Não foi observado diferença significativa na densidade bacteriana nos diferentes pontos de coleta na estação da primavera. Já no verão, a densidade bacteriana diazotrófica do solo próximo às linhas de cultivo da Sabiá e Gliricídia obtiveram os maiores valores, apresentando diferença significativa ao nível de 5%, fato possivelmente explicado devido a maior precipitação e a maior retenção de água no solo próximo as leguminosas. Ao comparar os pontos de coleta entre as estações, não foi observado diferenças estatística. Dessa forma, podemos concluir que há associação entre B. decumbens com diazotróficos de rizosfera, não ocorrendo alterações na densidade durante as estações do ano avaliadas, porém sofrendo influência positiva das leguminosas arbórea com o aumento do o número de bactérias fixadoras de nitrogênio no solo.