27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:628-1


Poster (Painel)
628-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE DENTIFRÍCIO E ENXAGUATÓRIO BUCAL CONTENDO TINTURAS DE Punica granatum E Rosmarinus officinalis SOBRE BACTÉRIAS DO BIOFILME DENTAL.
Autores:Silva, J.C.A. (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; BISAGGIO, D.F.R. (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

O acúmulo de bactérias na superfície dos dentes leva à formação do biofilme dental, estando algumas das espécies diretamente envolvidas no desenvolvimento de cáries e doenças gengivais. A remoção mecânica do biofilme é fundamental para a prevenção das doenças bucais. Entretanto, dados clínicos demonstram que nem sempre tal procedimento é realizado da maneira adequada. Assim, a associação de procedimentos mecânicos aos métodos químicos pode ser uma alternativa para o controle do desenvolvimento do biofilme dental, potencializando a remoção do mesmo. Extratos de diversos vegetais têm sido testados quanto à sua atividade antimicrobiana sobre bactérias do biofilme dental, atuando como possíveis alternativas para prevenção das afecções bucais. O objetivo do trabalho é avaliar, in vitro, a ação antimicrobiana de dentifrícios e enxaguatórios bucais com tinturas de Rosmarinus officinalis (alecrim) e Punica granatum (romã) sobre as linhagens das bactérias Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius e Lactobacillus casei, encontradas na cavidade oral de seres humanos. As bactérias foram cultivadas em caldo BHI a 36ºC por 24h. As suspensões bacterianas, ajustadas de acordo com o tubo 1 da escala de MacFarland, foram inoculadas com o auxílio de um swab estéril sobre placas de petri contendo o meio de cultura agar Mueller-Hinton, onde foram realizadas, previamente, perfurações de aproximadamente 6mm de diâmetro. Para a avaliação da atividade antimicrobiana dos produtos, 50μL dos mesmos foram adicionados em cada orifício. As placas foram incubadas a 36ºC por 24h. Estudos comparativos foram realizados com a utilização de clorexidina a 0,12%, e com o creme dental e enxaguatório bucal produzidos sem as tinturas vegetais na composição. De acordo com os resultados obtidos, o creme dental com tintura de romã apresentou maior atividade antimicrobiana contra S. mutans e S. salivarius, quando comparado aos produtos sem a adição da tintura, enquanto o creme dental com tintura de alecrim promoveu a inibição do crescimento de todas as cepas testadas. Desta forma, a associação de produtos de origem vegetal com atividade antimicrobiana pode ser considerada uma valiosa ferramenta de apoio a terapia de doenças gengivais e como profilaxia de rotina para evitar a formação de biofilme.