27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:625-1


Prêmio
625-1PROSPECÇÃO QUÍMICA DE FUNGO ENDOFÍTICO DO GUARANAZEIRO COM ATIVIDADE ANTIFÚNGICA CONTRA OS FITOPATÓGENOS Colletotrichum fragariae e Colletotrichum acutatum
Autores:Nascimento, I.M (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ") ; Elias, L.M (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ") ; Gomes, L.H (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ") ; Azevedo, J.L (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ") ; Esashika, T (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ") ; Lira, S.P (ESALQ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA " LUIZ DE QUEIROZ")

Resumo

Os fungos endofíticos constituem uma fonte promissora para descoberta de novos compostos ativos de interesse biotecnológico para indústria farmacêutica, alimentícia e para agricultura. Esses endófitos produzem compostos ativos que são uma grande alternativa para o controle de fitopatógenos, principalmente os do gênero Colletotrichum que provocam a doença antracnose nas culturas de guaraná (C. fragariae), morango (C. acutatum) e citrus (C. acutatum). Essa doença é responsável por prejuízos significativos na economia brasileira. Este trabalho teve como objetivo o estudo químico de compostos naturais produzidos por fungos endofíticos isolados do guaranazeiro (Paulinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke) com atividade antifúngica contra fitopatógenos do gênero Colletotrichum isolados das culturas de guaraná, morango e citrus. Para tanto foi realizado uma triagem dentre nove linhagens de fungos endofíticos para seleção de uma linhagem que teve seus metabólitos secundários isolados e avaliados em ensaios biológicos de atividade antifúngica contra os três fitopatógenos. Estes metabólitos foram isolados através do uso de técnicas cromatográficas e identificados através de técnicas espectroscópicas. O fungo endofítico 591, que está em fase de identificação por técnicas moleculares, apresentou maior índice de antagonismo contra os três fitopatógenos testados. Uma fração ativa e com bom grau de pureza foi submetida a uma análise por espectrometria de massas, onde verificou-se a presença significativa de quatro picos referentes a valores de massa/carga dos compostos presentes nesta fração com valores 360,9, 402,2, 704,6 e 766,6. Após uma busca em bancos de dados na literatura, apenas a massa/carga 360,9 foi identificado como composto erucamida, que já foi isolado de grãos de canola e é usado na indústria como aditivo para filmes de polietileno e polipropileno extrusados, como inseticida e agente emulsificador. Os demais valores de massa/carga não foram localizados na literatura. Estudos posteriores de purificação do composto ativo e identificação devem ser realizados. Ainda não foi relatado na literatura pesquisas com metabólitos secundários isolados de fungos endofíticos do guaranazeiro com atividade antifúngica contra os fitopatógenos estudados. Assim, pode-se concluir que os fungos endofíticos do guaranazeiro possuem potencial para terem seus compostos usados para controle da antracnose causada pelo fitopatógeno do gênero Colletotrichum causadores de grandes perdas nas culturas de importância econômica do Brasil.