27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:624-1


Poster (Painel)
624-1AVALIAÇÃO SEMIQUANTITATIVA DA PRODUÇÃO DE LIPASE POR FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DE SOLOS DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ, RORAIMA – BRASIL
Autores:Belo, S.C.B. (PRONAT - UFRR - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais) ; Camargo, M.C.R. (PRONAT - UFRR - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais) ; Vital, M.J.S. (PRONAT - UFRR - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais)

Resumo

Lipases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações de éster em triglicerídeos, produzindo diglicerídeos, monoglicerídeos, glicerol e ácidos graxos. Possuem amplo potencial de utilização devido a sua versatilidade, com aplicações biotecnológicas principalmente nas indústrias de detergentes, alimentos e produtos farmacêuticos. As enzimas lipolíticas podem ser encontradas em animais, plantas e micro-organismos, porém, os fungos representam as melhores fontes de lipase para aplicações com fins industriais. Nesse trabalho foi realizada a avaliação semiquantitativa da produção de lipase por fungos filamentosos isolados de solo de parcelas permanentes do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Parque Nacional do Viruá, Roraima. Para evidenciar a produção de lipase foi utilizado meio de cultura contendo peptona (1%); cloreto de sódio (0,5%); cloreto de cálcio biidratado (0,01%); agar (2%); Tributirina (1%), ajustado a pH 6,0, onde foi inoculado um disco de micélio do fungo filamentoso (1cm de diâmetro), as placas em triplicatas foram incubadas a 28°C. Após 48 e 96 horas de incubação foi verificada a atividade de produção da lipase, evidenciada por halo claro ao redor da área de crescimento da colônia. A avaliação semiquantitativa da produção enzimática foi realizada através do Índice Enzimático (IE), obtido pela razão entre o diâmetro da colônia (dc) e o diâmetro da zona de degradação da enzima acrescido da área de crescimento da colônia (dhc), expresso como: dc/dhc. Onde foram considerados bons produtores os isolados que obtiveram IE menor que 1,0. Foi observada a atividade de lipase em isolados do gênero Penicillium, Aspergillus e Acremonium; gêneros reportados na literatura como produtores de diversas enzimas, entre elas a lipase. Os menores índices enzimáticos foram observados em isolados do gênero Penicillium. Será necessária a realização de testes quantitativos para determinar a viabilidade da produção industrial da lipase por estes isolados e quais os melhores parâmetros de produção.