27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:587-2


Poster (Painel)
587-2PRODUÇÃO DE METABÓLITOS EM SILAGENS DE MILHO INOCULADAS COM Lactobacillus buchneri, L. plantarum E Leuconostoc mesenteroides
Autores:Santos, A.O. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Ávila, C.L.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Schwan, R.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

A utilização de inoculantes microbianos em silagens tem sido recomendada com o objetivo de otimizar o processo fermentativo e reduzir a deterioração. Neste contexto, objetivou-se avaliar os efeitos da inoculação de diferentes espécies de bactérias do ácido lático na produção de metabólitos em silagens de milho. A forragem foi inoculada com L. plantarum, L. buchneri e L. mesenteroides a uma taxa de aplicação de 8 log UFC.g-1 e ensilada em silos laboratoriais de PVC. Após 60 dias de fermentação os silos foram abertos e amostras de 25g de cada tratamento foram diluídas em 225mL de água peptonada 0.1%. A partir do extrato obtido foi realizada análise dos metabólitos produzidos por cromatografia líquida de alta eficiência. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas, pelo teste de Scott-Knott, utilizando-se software SISVAR. Todas as silagens inoculadas apresentaram maiores concentrações dos ácidos lático, acético e propiônico em relação ao tratamento controle, sendo que a inoculação com L. plantarum (UFLA SLM08) proporcionou maior concentração de ácido lático (69.49 g.Kg-1 MS) que as demais, o que está relacionado ao metabolismo heterofermentativo facultativo deste microrganismo. A maior concentração de ácido acético foi observada na silagem inoculada com L. buchneri (UFLA SLM11), com 10.47 g.Kg-1 MS, conforme esperado, em função do metabolismo heterofermentativo, que leva a produção dos ácidos lático e acético, além de etanol. Na silagem inoculada com L. plantarum (UFLA SLM08) foi observada a maior produção de ácido propiônico. Não foram observadas diferenças entre as silagens avaliadas (P > 0.05) para a concentração de ácido butírico, apresentando concentrações acima do recomendado para se obter silagens bem preservadas, uma vez que este ácido reflete o metabolismo de Clostridium spp. A silagem inoculada com L. plantarum (UFLA SLM08) apresentou elevada concentração de etanol (42.38 g.Kg-1 MS), diferindo significativamente das demais. Elevados conteúdos de etanol estão associados ao metabolismo de leveduras que levam a perdas durante a ensilagem. Com base nos resultados apresentados, a silagem inoculada com L. buchneri (UFLA SLM11) se mostrou mais promissora para ser utilizada como inoculante em silagens de milho. Contudo, estudos devem ser conduzidos avaliando a eficiência desta cepa em silos de grande escala.