27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:587-1


Poster (Painel)
587-1QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SILAGENS DE MILHO INOCULADAS COM Lactobacillus buchneri, L. plantarum OU Leuconostoc mesenteroides
Autores:Santos, A.O. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Ávila, C.L.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Schwan, R.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

O milho é a forrageira de maior expressão para ensilagem, no entanto perdas associadas à presença de microrganismos deterioradores e patogênicos são observadas. Uma alternativa para reduzir as perdas durante a ensilagem é aplicação de inoculantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de silagens de milho inoculadas com L. buchneri, L. plantarum ou Leuconostoc mesenteroides. A forragem foi inoculada com os microrganismos a uma taxa de aplicação de 8 log UFC/g e ensilada em silos laboratoriais de PVC. Após 60 dias de fermentação os silos foram abertos e amostras de 25g de cada tratamento foram diluídas em 225mL de água peptonada 0.1%. A partir do extrato obtido, foram preparadas diluições decimais e posteriormente foi aferido o pH. A contagem de BAL, leveduras e fungos filamentosos foi realizada, respectivamente, nos meios MRS e DRBC, após incubação a 30ºC/48h. A população de Clostridium spp. foi determinada em RCA após incubação sob anaerobiose (37°C/7 dias). A contagem de enterobactérias e esporos de Bacillus spp. foi feita respectivamente em VRBG e ágar nutriente, após incubação a 37ºC/24h. Listeria spp., foi verificada no meio Oxford e confirmada em API-Listeria. Os dados foram submetidos à análise de variância e suas médias, comparadas, pelo teste de Scott-Knott, utilizando-se software SISVAR. Não foram observadas diferenças significativas (P > 0.05) entre as populações dos microrganismos patogênicos e deterioradores das silagens inoculadas com diferentes cepas e a silagem controle. Um aumento significativo (P < 0.05) na população de Bacillus spp. e Clostridium spp. foi observado após 60 dias de fermentação em todas as silagens avaliadas, enquanto que uma redução (P < 0.01) nas contagens de leveduras, fungos filamentosos e enterobactérias foi notado. A adição dos inoculantes influenciou (P < 0.05) a população de BAL e as silagens inoculadas com as cepas L. buchneri e L. mesenteroides apresentaram as maiores populações de BAL ao final do processo com respectivamente 8.72 e 7.96 log UFC/g. Não foi verificada presença de Listeria spp. nas silagens com L. mesenteroides. As diferentes cepas inoculadas interferiram na população de BAL e na presença de Listeria spp. nas silagens. Baseando-se nestes resultados, a silagem inoculada com L. mesenteroides apresentou a melhor qualidade microbiológica.