27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:585-2


Poster (Painel)
585-2Ação antifúngica do resíduo líquido integral e fracionado do desfibramento da folha do sisal (Agave sisalana) sobre Malassezia pachydermatis, Tricophyton mentagrophytes e Candida albicans.
Autores:Almeida, E.C.S.L. (UNESP/RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista) ; Shinya, T.Y. (UNESP/RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista) ; Oliva Neto, P. (UNESP/ASSIS - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O tratamento das infecções micóticas, incluindo as dermatofitoses, tem sido motivo de muita preocupação em todo o mundo. Esse fato é justificado pelo aumento da prevalência dessas doenças no cenário mundial, pela necessidade de ampliação dos poucos antifúngicos hoje disponíveis, e pelo aparecimento de cepas resistentes aos antifúngicos empregados na terapêutica clínica. No presente estudo testou-se a atividade antifúngica do precipitado, parte sólida proveniente da centrifugação do suco extraído da mucilagem, resíduo obtido do desfibramento da folha do sisal (Agave sisalana). A mucilagem foi processada por prensagem e o suco obtido foi submetido a diferentes técnicas de purificação através de extrações por solventes orgânicos (hexano, diclorometano, acetato de etila e butanol). O precipitado foi avaliado quanto à atividade antimicrobiana em sua forma seca; que após secagem, foi reidratado em água para a obtenção de um concentrado. Com esses tipos de tratamentos, foram realizados testes de Concentração Inibitória Mínima (CIM) pela técnica de macrodiluição em tubos, a fim de determinar ação antifúngica contra os micro-organismos descritos. A CIM com o precipitado do suco foi de: 98 mg/L para Candida albicans, 782 mg/L para Tricophyton mentagrophytes e 3125 mg/L para Malassezia pachydermatis; resultados expressos em base seca. Na segunda etapa os precipitados secos após extração com os solventes orgânicos foram reidratados em água e avaliados para os testes de CIM. A fração hexânica teve notável destaque sobre C. albicans (CIM = 6,12 mg/L). A fração diclorometânica, se mostrou mais ativa sobre T. mentagrophytes (CIM = 391 mg/L) e M. pachydermatis (CIM = 1562 mg/L). A pesquisa demonstrou que quando o objetivo é produzir um antimicrobiano contra C. albicans compensa fracionar o precipitado obtido da prensagem da mucilagem com hexano. Caso se pretenda obter um antimicrobiano contra T. mentagrophytes e M. pachydermatis deve-se fracionar o precipitado obtido da prensagem da mucilagem com diclorometano. Estes resultados correspondem a um passo importante para o aproveitamento deste resíduo, através de uma possível aplicação terapêutica do derivado do sisal para o controle do crescimento de fungos. Entretanto, outros testes ainda são necessários para uso em animais ou em seres humanos. Apoio Financeiro: CAPES