27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:582-1


Poster (Painel)
582-1ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A DIVERSIDADE DE ACTINOBACTÉRIAS EM SOLOS DE CERRADO MINEIRO DURANTE ESTAÇÃO SECA E CHUVOSA
Autores:Silva, M.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Sales, A.N. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Magalhães-Guedes, K.T. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Schwan, R.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Dias, D.R. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

A vegetação típica de savana brasileira é denominada de cerrado. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, depois da Amazônia, cuja rica biodiversidade encontra-se ameaçada de extinção, devido, principalmente, a ações antrópicas. Os solos, dentre todos os habitats terrestres, abrigam a maior diversidade de espécies microbiana. As Actinobacteiras são microrganismos ubíquos, predominantes em solos. Este filo é constituído por bactérias gram-positivas, capazes de degradar macromoléculas presentes no solo. Os solos de cerrado, devido as suas características ambientais especiais e à riqueza de actinobactérias ainda não muito bem exploradas, constituem excelente fonte para a busca de novas enzimas e substâncias bioativas. Um total de 2.152 cepas de Actinobacteria foi isolado de solos de Cerrado nativo, localizado nos municípios de Passos, Luminárias e Arcos (Minas Gerais, Brasil). Os solos foram caracterizados por análise química e microbiológica. A avaliação da população de Actinobacteria foi feita através do plaqueamento por espalhamento em superfície nos meios Aaronson’s e Vitamina-ácido húmico e incubadas a 28ºC /5 dias. Os isolados foram agrupados de acordo com provas bioquímicas e características morfológicas, e identificados por sequenciamento da região 16S do rRNA. A análise microbiológica levou à identificação de nove gêneros (Streptomyces, Artrobacter, Rhodococcus, Amycolatopsis, Microbacterium, Frankia, Leifsonia, Nakamurella e Kitasatospora) e 92 espécies distintas em ambas as estações (chuvosa e seca). A estação chuvosa apresentou maior população de microrganismos dos gêneros referidos a cima. Os valores de pH das amostras de solo analisadas variaram de 4,1 a 5,5. Não houve diferenças significativas nas concentrações de fósforo, magnésio e matéria orgânica nos solos entre as regiões. As amostras de Arcos continham grandes quantidades de alumínio na estação chuvosa e hidrogênio e alumínio nas estações chuvosa e seca. A população de Actinobacteria pareceu não ser afetada pelos altos níveis de alumínio no solo. Estudos estão sendo conduzidos para a produção de compostos bioativos a partir de fermentações de Actinobacteria sobre diferentes substratos. Os presentes dados sugerem que o número e diversidade de Actinobacteria spp. em solos tropicais representam um grande recurso inexplorado para a biotecnologia de produção de bioativos.