27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:574-1


Poster (Painel)
574-1Conhecimento de estudantes de escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro sobre microrganismos na indústria alimentícia
Autores:Succar, J. B. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona Oeste) ; Assis, L. C. P. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona Oeste) ; Landim, C. F. A. L. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona Oeste) ; Costa, J. L. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona Oeste) ; Oliveira, A.M.D (CEDERJ - Consórcio UENF-CEDERJ) ; Figueiró, R. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona OesteUNIFOA - Centro Universitario de volta Redonda) ; Direito, I.C.N. (UEZO - Fundação Centro Universitario Estadual da Zona Oeste)

Resumo

A utilização de bactérias e fungos na produção de alimentos é antiga, datando de 20000 AC com a fabricação de hidromel, mas muitos ainda se surpreendem com esta descoberta. Ao mesmo tempo, que o homem descobria as maravilhas advindas do uso destes microrganismos na produção alimentícia, também a origem das doenças eram desvendadas. Hoje, mesmo com as informações globalizadas, muitos apresentam uma reação contrária ao consumo destes produtos que empregaram microrganismos na sua fabricação ou que ainda os apresentam no produto final. O objetivo deste trabalho foi discutir a participação destes microrganismos presentes nos processos de produção de alimentos para sensibilizar os estudantes de ensino médio da rede pública da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro/RJ da importância destes microrganismos. Esta temática foi apresentada como parte integrante do projeto itinerante intitulado: “Microrganismos e Biotecnologia: Educação para o desenvolvimento tecnológico do futuro” em três escolas, sendo uma de formação regular e duas de formação técnica. Para exemplificar uma das muitas ações dos microrganismos, expusemos uma massa de pão em crescimento pela ação do fermento biológico composto por leveduras. Outra atividade foi o preparo de lâminas com microrganismos presentes em alimentos e a visualização destas ao microscópio. Foram utilizadas amostras de iogurte e queijo tipo gorgonzola para a visualização morfológica de Lactobacillus e fungos, respectivamente. Antes de participarem das atividades os estudantes eram questionados se conheciam microrganismos bons para a saúde, se já tinham visto os Lactobacillus e se sabiam que ingeriam bactérias na alimentação. Foram calculados os percentuais de respostas positivas e negativas. Os dados foram testados quanto a normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk e posteriormente aplicada ANOVA. Não foi observada diferença significativa entre as respostas dadas nas diferentes escolas. Os estudantes ficaram divididos quanto ao conhecimento de microrganismos benéficos a saúde. A maioria não tinha visto os Lactobacillus, mas reconheceram que ingeriam estas bactérias. Observamos a surpresa dos estudantes ao serem apresentados a uma nova realidade, na qual microrganismos exerciam também o papel de nossos aliados. A participação dos estudantes nas atividades sugere que a linguagem utilizada no projeto está de acordo com o público alvo e que a atividade prática pode auxiliar na formação destes jovens cidadãos.