27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:573-1


Poster (Painel)
573-1Atividade proteolítica e lipolítica de espécies de Aspergillus e Penicillium isoladas de solos da Universidade Federal de Lavras - UFLA
Autores:Souza,S.C. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Santos,T.L. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Chalfoun,S.M (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Batista,L.R. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

Considera-se o solo um mosaico de micro-habitats devido a sua complexidade, dessa forma, se tornou um dos principais ecossistemas para desenvolvimento de populações microbianas. O isolamento de Aspergillus e Penicillium do solo é frequente, já que as condições são favoráveis ao seu crescimento. Estudos sobre produção de biomóleculas fúngicas se fazem necessárias principalmente pelo potencial biotecnológico destes microrganismos. Entre as enzimas de interesse industrial, as proteases e as lipases produzidas por fungos são úteis em vários segmentos, incluindo medicamentos, cosméticos e produção de alimentos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de protease e lipase por 15 isolados do gênero Aspergillus e 15 isolados do gênero Penicillium, isoladas de diferentes solos da Universidade Federal de Lavras-UFLA, sendo eles: cultivo de batata e café, área de construção civil, reserva ambiental e jardim. Todos os isolados foram catalogados e estão estocados na Coleção de Cultura de Microrganismos do DCA/UFLA. A avaliação da atividade enzimática fúngica foi determinada pelo método de difusão em ágar. As 30 linhagens foram cultivadas em meio sólido específico para lipase e protease a 25°C por 7 dias em câmara de germinação tipo B.O.D. A atividade enzimática semi-quantitativa foi determinada através da relação entre o diâmetro médio do halo de degradação e o diâmetro médio da colônia, expresso como Índice Enzimático (IE). Os experimentos foram realizados em triplicata no Laboratório de Microbiologia da EPAMIG. De todas as linhagens, somente o Penicillium brevicompactum foi capaz de produzir protease e lipase, com um índice enzimático de 1,18 e 2,0, respectivamente. Estes resultados avigoram os de outras pesquisas que ressaltam P. brevicompactum como potencial produtor de enzimas. Além disso, tem crescido muito o interesse pelas lipases microbianas, devido principalmente à sua maior estabilidade e diversidade quando comparadas a lipases de outras fontes. Considerando índice enzimático igual ou maior que 2,0 como promissores, os resultados obtidos demonstram o potencial biotecnológico deste fungo para a produção da enzima industrial lipase.