27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:560-1


Poster (Painel)
560-1Determinação da Diversidade genética de Pseudomonas aeruginosa Multidroga Resistente do Efluente Líquido Hospitalar Tratado
Autores:Miranda, C. C. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; de Filippis, I. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Clementino, M. M. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

Os efluentes hospitalares representam grande risco para a saúde pública, devido à presença conjunta de microrganismos patogênicos e compostos químicos como desinfetantes, anestésicos, metais pesados, antibióticos e drogas não metabolizadas por pacientes. A disposição conjunta dessas substâncias nos corpos hídricos receptores pode desencadear, pela pressão seletiva, um aumento de populações bacterianas com fenótipos de multirresistência aos antibióticos. Investigações dessas resistências, sob o ponto de vista ambiental, abre uma nova perspectiva a um problema que foi durante muito tempo, confinado a grupos de patógenos clínicos. Pseudomonas aeruginosa multidroga resistentes é um dos principais microrganismos recuperados de efluentes hospitalares. Assim, os efluentes hospitalares, quando não tratados apropriadamente, contribuem para a disseminação de linhagens e genes de resistência aos antimicrobianos para os ecossistemas aquáticos comprometendo o meio ambiente e a saúde da população. Para isso, realizamos o isolamento e identificação de cepas de diferentes etapas da estação de tratamento de esgoto hospitalar (ETEH) pela PCR do gene rrs do 16S rRNA; a avaliação da resistência aos antibióticos pela difusão em ágar (CLSI) e classificação em multidroga resistente (MDR) ou extensivamente resistente (XDR); a tipificação pela ERIC-PCR; o estabelecimento da relação genética entre os isolados pelo multilocus sequencing typing (MLST). As 3 coletas resultaram na obtenção de 44 cepas de P. aeruginosa das 5 etapas da ETEH - Ponto1 - chegada do efluente (n=8); Ponto 2 - tanque de aeração (n=9); Ponto 3 – tanque de decantação (n= 10); Ponto 4 - lodo (n= 4); Ponto 5 – efluente clorado (n= 13). Destas 44 cepas, 38 (86%) foram classificadas em MDR (31/70%) e XDR (7/16%). A tipificação pela ERIC-PCR resultou na obtenção de aproximadamente 30 perfis distintos. A análise comparativa da diversidade genética por MLST apresentou alta diversidade resultando em 12 tipos sequenciais (ST) já descritos e 3 STs novos. Os resultados obtidos nos permitiram um melhor conhecimento do comportamento de P. aeruginosa presentes no efluente hospitalar em relação a sua alta diversidade e a aquisição de genes de resistência ao longo do tratamento. Estes dados certamente contribuem com a literatura, ainda pequena no que se refere à microbiota de efluentes hospitalares, e com o desenvolvimento de procedimentos mais seguros no monitoramento desses resíduos como forma de controle da saúde ambiental e da garantia da saúde pública.