27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:558-2


Poster (Painel)
558-2Resíduos do extrativismo vegetal da Amazônia: atividade inibitória de alcalóide obtido de Aniba rosaeodora sobre o patógeno Bacillus subtilis
Autores:Pieri, F.A. (ILMD/FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzUFAM - Universidade Federal do AmazonasUFV - Universidade Federal de Viços) ; Custódio, D.L. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Santos, I. (ILMD/FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Orlandi, P.P. (ILMD/FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Veiga Junior, V.F. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A espécie Aniba rosaeodora Ducke está presente em vários países da América do sul, incluindo o Brasil, onde está nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. O óleo essencial desta espécie tem sido utilizado para diversas finalidades, desde medicinais pela população dos locais onde ocorre até às indústrias, na composição de perfumes e cosméticos. Devido à exploração predatória da espécie, resíduos são produzidos em grande escala, e assim estudos estão sendo desenvolvidos na busca por novos princípios ativos a partir dos resíduos para uso medicinal. O presente estudo teve como objetivo identificar composto ativo a partir de extrato de resíduos de A. rosaeodora com atividade antimicrobiana. Inicialmente o extrato fori submetido a ensaio de antibiograma pela técnica do orifício, à concentração de 10 mg/mL para identificação inicial de atividade antimicrobiana contra a bactéria Bacillus subtilis subesp. subtilis (ATCC 6051). A amostra teve seus compostos identificados por espectrômetro de massas equipado com fonte de eletronspray operando no modo positivo, monitorando a faixa de m/z 100 a 1000. Os possíveis alcalóides foram fragmentados e os dados obtidos comparados à literatura para sua identificação. O extrato se apresentou ativo no antibiograma e o composto anibina foi identificado como um de seus majoritários, sendo isolado e utilizado para a sequência do teste. A concentração inibitória mínima da anibina para o micro-organismo teste foi de 1mg/mL, demonstrando que a atividade antimicrobiana do extrato se deve pelo menos em parte pela presença deste alcalóide. Desta maneira conclui-se que extratos provenientes dos resíduos da extração do óleo essencial de A. rosaeodora apresentaram atividade promissora sobre o patógeno Bacillus subtilis e que a anibina presente nesta fração se apresenta como um possível candidato a droga alternativa no tratamento de infecções por B. subtilis, após novos estudos que avaliem seu mecanismo de ação antibacteriana, possíveis efeitos colaterais de seu uso e eficácia em seu uso in vivo.