27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:557-2


Poster (Painel)
557-2EFEITO DA XILANASE DE Aspergillus niger NO BIOBRANQUEAMENTO DA POLPA DE CELULOSE E PRODUÇÃO ENZIMÁTICA USANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO FONTE DE CARBONO
Autores:Guimarães, N. C. A. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Sorgatto, M. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Silva, P.O. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Lima, E. E. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Spalanzani, R. N. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Zanoelo, F. F. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Peixoto-Nogueira, S.C. (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Betini, J.H.A. (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Polizeli, M.L.T.M. (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Giannesi, G. C. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo

Xilanases são enzimas obtidas de diferentes espécies de microrganismos que degradam ligações glicosídicas de xilanas (principal componente da hemicelulose de paredes celulares de plantas). Xilanases podem ser potencialmente empregadas para processamento de alimentos, produção de hidrolisados de resíduos agroindustriais, entre outros, mas atualmente são utilizadas principalmente no biobranqueamento da polpa de celulose. Este trabalho descreve uma xilanase produzida por Aspergillus niger usando resíduos agroindustriais como fonte de carbono e utilizou a enzima no processo de biobranqueamento da polpa de celulose. Para o estudo das condições ótimas, o fungo foi crescido em 25ml de meio SR com 1% de diferentes fontes de carbono em estufa a 30ºC sob condição estacionária. A melhor fonte de carbono para produção de xilanase por A. niger foi o farelo de trigo (12,76U/mg de proteína).A produção de xilanase por A. niger quando utilizada xilana como fonte de carbono foi 20% menor do que com farelo de trigo 1%, o que significa que este pode substituir a xilana eficientemente. A xilanase produzida por A. niger manteve-se totalmente estável a 45ºC. A 50ºC, a xilanase foi estável nos primeiros 20 minutos, onde a mesma ainda reteve 85,72% de atividade com 2 horas de incubação. A 55ºC esta apresentou uma meia-vida de aproximadamente 45 minutos. A atividade xilanolítica de A. niger apresentou um aumento de 21% quando incubada com glicerol 5% após 2 horas de incubação quando comparada com o controle (sem aditivos).A xilanase de A. niger foi totalmente estável em todos os pHs testados, retendo mais de 95% de atividade durante 1 hora. A alta estabilidade daxilanase de A. niger sob pH alcalino é muito interessante quando consideramos que o processo de biobranqueamento com xilanase é feito sob condições alcalinas. No teste de biobranqueamento,o número kappa reduziu 3,62 pontos, o que corresponde a 25,93 de eficiência kappa. Os resultados mostraram que a xilanase produzida por A. niger tem características promissoras, como boa estabilidade ao pH e a temperatura, para ser industrialmente aplicadas no biobranqueamento da polpa de celulose.