27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:541-1


Poster (Painel)
541-1Pseudomonas aeruginosa multirresistente, extensivamente resistente e Panresistente isoladas de pacientes com bacteremia: Fatores de risco independente para mortalidade e impacto da resistência e terapia inadequada sobre a evolução
Autores:DANTAS, R.C.C. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; FERREIRA, M.L. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; ROSSI, I. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; GONTIJO-FILHO, P.P. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; RIBAS, R.M. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

As taxas de microorganismos multirresistentes (MDR), extensivamente resistentes (XDR) e pan-resistentes (PDR) entre os bacilos gram-negativos não-fermentadores, particularmente Pseudomonas aeruginosa (PA), aumentaram substancialmente no mundo todo. Foram avaliados os fatores de risco para resistência antimicrobiana, assim como o impacto das rescpetivas resistências e terapia inadequada na mortalidade de pacientes com bacteremia por PA resistentes. De 01 de maio de 2009 a 31 de dezembro de 2011 foram amostras de PA foram recuperadas de pacientes internados em hospital terciário e o estudo de coorte foi feito comparando pacientes com bacteremia por PA resistentes com aqueles com bacteremia por cepas sensíveis. Foi incluído apenas o primeiro episódio de bacteremia e a mortalidade foi analisada em 30 dias. As definições de MDR, XDR e PDR foram de acordo com CDC. Entre os 120 isolados de PA consecutivos incluídos no estudo, 47,5% foram classificados como MDR, 25,8% como XDR e nenhum apresentou perfil PDR. As taxas de resistência para ceftazidime, cefepime, piperacilina-tazobactam, carbapenêmicos, fluorquinolonas e aminoglicosídeos foram: 55%, 42,5%, 35%, 45,8%, 44% e 44%, respectivamente. O uso prévio de antimicrobianos, tempo de internação ≥ 30 dias prévio a PA, hemodiálise, traqueostomia, origem pulmonar e admissão na UTI foram fatores de risco independentes comuns para resistência. A taxa de mortalidade hospitalar foi 41,7%, sendo associada, pela análise multivariada, com tratamento inadequado. O score ASIS demonstrou que não há diferença entre os pacientes quanto a sua gravidade, entretanto, a mortalidade foi alta (42%) e associada independentemente com terapia inadequada. A resistência a cefepime, isolados MDR e XDR foram independentemente associados com terapia inadequada, um importante preditor de mortalidade. A terapia inadequada ocorreu principalmente no grupo resistente a cefepime, MDR e XDR e foi forte fator prognóstico para mortalidade pela análise de curva de sobrevivência. Ossos resultados indicam alta incedência de PA MDR e XDR em pecientes hospitalizados com bacteremia. Adicionalmente a resistencia aos antimicrobianos, particularmente ao cefepime, tem impacto negativo sobre a evolução dos pacientes através da terapia inadequada.