27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:535-2


Poster (Painel)
535-2Epidemiologia molecular de Acinetobacter baumannii blaOXA-23 isolados de pacientes com Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e ambiente em Unidade de Terapia Intensiva de adultos mista
Autores:Sabrina Royer (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ferreira, M.L. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Seki, L.M. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Chagas, T.P.G. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Ribas, R.M. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Asensi, M.D. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Gontijo Filho, P.P. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

INTRODUÇÃO: As taxas de bacilos gram negativos não fermentadores multiresistentes, particularmente Acinetobacter baumannii, tem aumentado substancialmente em todo o mundo, com impacto significativo nos custos e prognóstico. Foi realizada análise molecular para estabelecer a relação entre amostras de A. baumannii, resistente/sensível à carbapenêmicos, recuperadas de aspirado traqueal e avaliar a importância da superfície como reservatório desse microrganismo. MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo foi conduzido na Unidade de Terapia Intensiva de Adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, durante o período de abril de 2011 a junho de 2012, incluindo amostras recuperadas de aspirado traqueal e ambiente. As coletas ambientais foram realizadas em superfícies próximas ao paciente como a mesa de cabeceira, grade da cama e maçaneta da porta, antes e após a limpeza, utilizando-se a técnica de wipe-rinse. Os genes blaOXA-51, -23, -24, -58 e -143 foram caracterizados pela técnica de multiplex PCR e o perfil clonal pela eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE). DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Entre 23 amostras de A. baumannii analisadas através do multiplex PCR, 20 (86,9%) apresentaram o gene que codifica a OXA-23. A frequência de amostras clínicas com resistência ao imipenem foi alta, com 51% comportando-se como multiresistentes, frequência inferior ao observado para as amostras de A. baumannii do ambiente (74,2%). A contaminação ambiental foi mais expressiva na grade da cama do paciente, independente do momento da coleta, antes ou após a limpeza. Os resultados mostraram a presença de uma diversidade de genótipos na unidade evidenciando oito perfis de PFGE, quatro deles com 80% de similaridade, com o clone A (n=9; 52,9%) em amostras clínicas e H (n=4; 66,6%) em amostras de superfície. CONCLUSÃO: Nossos resultados caracterizaram a presença de OXA-23 como o principal mecanismo enzimático de resistência aos carbapenêmicos, com a coexistência de dois clones principais, A e H, respectivamente, associados aos casos de PAV e à superfície. Adicionalmente, a contaminação ambiental foi expressiva, com destaque para a grade da cama, independente do momento da coleta.