27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:535-1


Poster (Painel)
535-114 meses de vigilância epidemiológica de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica por Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa em Unidade de Terapia Intensiva de adultos mista no Brasil
Autores:Royer, S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Silva, E.R. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ferreira, M.L. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ribas, R.M. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Gontijo Filho, P.P. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

INTRODUÇÃO: Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) devido a bacilos gram negativos não fermentadores multiresistente é a infecção associada à assistência à saúde líder em pacientes sob ventilação mecânica, com aumento significativo nas taxas na última década. O objetivo do estudo foi determinar a incidência de PAV por A. baumannii e P. aeruginosa e sua relação com fatores de risco e mortalidade em pacientes com alta densidade de uso de ventilação mecânica. MATERIAL E MÉTODOS: Pacientes com PAV foram identificados através de vigilância prospectiva na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no período de abril de 2011 a junho de 2012. O diagnóstico de PAV foi realizado através de critérios clínicos, radiológicos, laboratoriais e cultivo quantitativo de aspirado traqueal (≥l06 UFC/ml), e pelo escore clínico (CPIS - “Clinical Pulmonary Infection Score”) com contagem ≥6. As amostras identificadas pelo sistema automatizado VITEK® 2 foram recuperadas do laboratório de microbiologia do hospital. Não foram incluídas PAVs mistas. As análises uni- e multivariada dos fatores de risco e a mortalidade foram acessadas através da comparação entre as PAVs por A. baumannii e P. aeruginosa. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Observou-se taxa de incidência de PAV de 23,36 / 1000 ventiladores-dia e densidade de uso de prótese ventilatória de 0,52, com incidência de PAV/1000 ventiladores-dia por A. baumannii e P. aeruginosa de 3,46 e 3,85, respectivamente. Pela análise multivariada os fatores de risco independentes para o desenvolvimento de PAV por A. baumannii foram diagnóstico de admissão trauma (OR 7.2122, p=0.0095) e terapia antimicrobiana inapropriada (OR 17.2911, p=0.0031) e para P. aeruginosa somente hemodiálise (OR 0.1424, p=0.0167) foi considerado. Apesar de não ter sido significante, o diagnóstico de admissão clínico foi característico de pacientes com PAV por P. aeruginosa. A mortalidade total em 30 dias foi considerada alta, cerca de 30%, em ambos os grupos. Quando a terapêutica empírica é aplicada, particularmente sob as condições existentes na nossa UTI, há uma alta probabilidade de terapias inadequadas como o observado nesse estudo. CONCLUSÃO: A incidência de PAV na UTI de adultos do hospital foi alta, tanto para A. baumannii quanto para P. aeruginosa, associada independentemente a fatores de risco intrínsecos, com exceção da terapia inapropriada nos casos de PAV por A. baumannii.