27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:534-2


Poster (Painel)
534-2BAIXA FREQUENCIA DE METALO-β-LACTAMASE EM AMOSTRAS DE Pseudomonas aeruginosa RESISTENTES AOS CARBAPENÊMICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE
Autores:Faria, A.L.S. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Royer, S. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Ribeiro, E. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Dantas, R.C. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Chaves, M. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Seki, L.M. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Asensi,M.D. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Ribas, R.M. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Gontijo Filho, P.P (UFU - Universidade federal de Uberlândia)

Resumo

Introdução: Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) por Pseudomonas aeruginosa resistente aos carbapenêmicos (PARC) é cada vez mais frequente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). E no Brasil PARC está intimamente relacionada com o clone brasileiro de Metalo- β- lactamase (MBL) SPM (São Paulo MBL). Material e métodos: O estudo foi realizado no período de março/2011 á novembro/2012, na UTI de adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Foram incluídos paciente com PAV com e sem bacteremia por Pseudomonas aeruginosa (PA) suceptível/resistente ao imipenem. As amostras bacterianas que apresentarem resistência a ceftazidima e/ou imipenem foram submetidas ao teste de sinergismo com duplo disco. A detecção dos genes codificadores de MBL (blaVIM, blaIMP, blaSPM, blaSIM e blaGIM) foram confirmados por PCR multiplex. A Tipagem Molecular por Pulsed Field Gel Eletrophoresis (PFGE) foi realizado para amostras resistentes e suceptíveis aos carbapenêmicos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFU. Resultados e discussão: Foram incluídos no estudo 60 pacientes com PAV com ou sem bacteremia, sendo analisadas por métodos moleculares 49 amostras (81,6%) de aspirado traqueal e 3 (60%) de bacteremia. Dentre os casos de PAV, 29 (59,2%) foram por amostras de fenótipo resistente aos carbapenêmicos e entre as bacteremias 100%. De acordo com o teste de sinergismo de duplo disco, 25% amostras PARC foram positivas para a produção de MBL, confirmando a presença do gene em apenas 2 (25%), sendo uma SPM e uma IMP. Vinte e duas amostras foram avaliadas pelo PFGE evidenciando padrão policlonal com predominância de dois clones caracterizados como A (18,2%) e I (18,2%). Essa extensa diversidade genotípica entre as cepas de PA podem ser provenientes das frequentes recombinações e transferências de elementos genéticos móveis nesta espécie Conclusão: Em conclusão PARC na UTI avaliada foi associada a amostras MBL negativas geneticamente não relacionadas.