27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:534-1


Poster (Painel)
534-1Pneumonia associada à ventilação mecânica por Pseudomonas aeruginosa resistente aos carbapenêmicos: aspectos microbiológicos, clínicos, epidemiológicos e prognóstico de pacientes internados em uma UTI mista de um hospital universitário mineiro
Autores:Faria, A.L.S. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Royer, S. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Ribeiro, E. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Ferreira, M.L. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Ribas, R.M. (UFU - Universidade federal de Uberlândia) ; Gontijo Filho, P.P (UFU - Universidade federal de Uberlândia)

Resumo

Introdução – Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) por Pseudomonas aeruginosa resistente aos carbapênemicos (PARC) são cada vez mais frequentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do pais, porém sua epidemiologia é menos conhecida . . Material e Métodos: Foi realizado estudo prospectivo para avaliar os casos de PAV com ou sem bacteremia por Pseudomonas aeruginosa suceptível/resistente ao imipenem na UTI de adultos do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia no período de março/2011 á novembro/2012. PAV foi definida como infecção que se manifestou após 48 horas de intubação nos pacientes ventilados mecanicamente, com escore clínico (CPIS) ≥6, incluindo critérios clínicos radiológicos, laboratorial (leucocitose) e microbiológico (contagem no AE ≥ 106 UFC/mL). A identificação da cultura e o perfil de resistência aos antimicrobianos foi realizado pelo método automatizado Vitek®2 (BioMérieux). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFU. Resultados e discussão – No total foram detectadas 60 pacientes com PAVs por P. aeruginosa, com CPIS ≥ 6, com incidência de 11 PAVs/1000 pacientes dias, na sua maioria tardias (96,4%), causadas por amostras resistentes aos carbapenêmicos (53,4%). As taxas de mortalidade total e em 30 dias foram altas, respectivamente, de 63,3% e 25,0%. Entre os pacientes com PAV 15,6% desenvolveram bacteremia por PARC, 40% evoluíram para o óbito. Vários fatores de risco foram associados com PAVs por PARC na análise univariada como, Tempo de utilização de Ventilação Mecânica ≥40 dias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), PAV tardia, uso prévio dos antibióticos carbapenêmicos e Polimixina. O perfil de resistência das amostras de P. aeruginosa mostrou predomínio dos carbapenêmicos (53,3%), sendo que o Imipenem apresentou a maior taxa de resistência (46,6%). No total, 27% das amostras foram multiresistente (MDR), com frequência elevada de resistência ao Imipenem (46,6%) e entre as PARC a MDR foi da ordem de 50% Conclusões – Verificou-se uma predominância de pacientes com PAV por PARC MDR associada principalmente a fatores de risco extrínsecos. Uma proporção importante dos pacientes evoluíram para bacteremia e tiveram pior prognóstico.