27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:533-2


Poster (Painel)
533-2PATOGENIA DE INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADAS À CATETER VENOSO CENTRAL DE LONGA DURAÇÃO POR Staphylococcus epidermidis
Autores:Resende, D. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ribas, R.M. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Urzêdo, J. E. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Brito, C. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Abdallah, V. O. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Campos, P.A. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Gontijo-Filho, P.P. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

A sepse hospitalar neonatal tardia está usualmente associada ao uso de cateter venoso central (CVC), com taxas elevadas de mortalidade e custos elevados. O Staphylococcus epidermidis (SE), é considerado o principal agente dessas infecções, e sua patogenia é ainda muito controversa. O objetivo do trabalho foi avaliar a origem da contaminação da ponta de CVC de longa duração na sepse relacionada ao cateter por SE. O estudo foi realizado numa na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de nível II/III do hospital de clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, através de vigilância pelo sistema NHSN, com a inclusão de 19 casos de sepse tardia relacionada ao uso de cateteres dos tipo PICC, umbilical e flebotomia. As hemoculturas foram realizadas pelo sistema BactAlert, com a coleta de uma única amostra de sangue. As culturas da pele no sítio de inserção e canhão do CVC, assim como das mucosas nasal e intestinal foram realizadas a partir de 48 hrs, e até sua positivação durante a internação na UTIN, e as de ponta do dispositivo após sua retirada. As culturas de SE foram identificadas e avaliadas quanto a resistência à oxacilina pelo método de triagem em gel, contendo 6 µg/ml. No total, foram identificadas 19 (20,2%) neonatos com bacteremia por SE, entre 94 pacientes com suspeita de sepse tardia, a maioria utilizando PICC (84,2%), mantido por tempo superior a 7 dias em todos os neonatos. A maioria dos neonatos eram de baixo peso (68,4%) e faziam uso de nutrição parenteral (78,9). As bacteremias foram relacionadas ao uso do dispositivo, com pontas positivas para o SE em 52,6%. O CVC apresentou o microrganismo no canhão (68,4%), 11 (57,8%) na pele no sítio de inserção, e 7 (36,8%) em ambos. A presença de SE também foi detectada nas mucosas em 73,6% das crianças, sendo ausentes em apenas duas. Todas as amostras analisadas foram resistentes à oxacilina. A presença de SE como origem da sepse tardia relacionada ao CVC de longa duração é mais freqüente no canhão do cateter, provavelmente devido a maior manipulação no canhão destes dispositivos, assim como nas mucosas de neonatos de alto risco, considerando o uso de nutrição parenteral na maioria dos pacientes devido seu baixo peso, porém é necessário a utilização de técnicas de análise clonal das amostras para a sua melhor discriminação.