27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:532-2


Poster (Painel)
532-2Otimização da produção de lipase de levedura isolada de babaçu (Orbignya martiana) por fermentação submersa usando superfície de resposta
Autores:Sande, D. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Costa, E.C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Matos, B.J. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; de Morais, P.B. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosa, C.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Colen, G. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lacerda, I.C.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Lipases são triacilglicerol éster hidrolase (EC 3.1.1.3) e podem catalizar reações de hidrólise, esterificação, aminólise e acidólise. Devido à essa diversidade, possuem muitas aplicações comerciais. Na indústria alimentícia atuam na esterificação de óleos vegetais (lipídeos estruturados) gerando suplemento alimentar para recém nascidos, na intensificação do sabor dos queijos pela produção de ésteres aromáticos e como substituintes de emulsificantes químicos na panificação. Entretanto, o uso industrial dessa enzima permanece limitado devido, principalmente, aos altos custos de sua produção. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou otimizar a produção de lipase de levedura isolada do babaçu (Pb44) por fermentação submersa. A levedura Pb44, previamente selecionada como lipolítica, foi submetida a testes de otimização utilizando um delineamento experimental de planejamento fatorial fracionado com 3 repetições do ponto central, seguido de composto central com pontos estrela. Ambos resultados foram validados no programa statistic 6.0. Após a fermentação, o meio foi centrifugado e o sobrenadante foi usado para a dosagem de atividade lipásica, a qual consistia no contato com substrato, para-nitrofenil palmitato, equilibrado em tampão (pH: 8,0). O para – nitrofenol (pNP), liberado da reação foi dosado em espectrofotômetro (405 nm). Uma unidade de atividade enzimática é equivalente à quantidade de enzima necessária para liberar 1 µmol de pNP por mL, por min. O gráfico de pareto do fatorial fracionado mostrou que todas as variáveis (dependentes) foram significativas e, a condição de maior produção de lipase (variável resposta) ocorreu em 72 horas de fermentação, usando 70 g/L de peptona, 3 mL/L de óleo de oliva e pH inicial de 5,0 com uma atividade enzimatica de 0,0098 U/mL.min-1. No segundo delineamento, portanto, fixou-se este tempo de fermentação bem como este pH e otimizou-se a concentração de óleo de oliva e peptona. O gráfico de pareto permitiu inferir que as interações entre essas variáveis foi significativa. A partir da análise do gráfico de superfície de resposta foi possível concluir que duas condições apresentaram-se muito boas, com aumento da produção de lipase pela levedura, sendo a melhor condição o uso da concentração máxima de óleo de Oliva (5,0 ml/l) e mínima de peptona (55,9 g/l) com atividade enzimática de 0,02 U/ml.min-1.