27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:529-1


Prêmio
529-1Impacto da atenuação natural do sistema Agr no perfil de virulência e nas infecções associadas a Staphylococcus aureus resistentes à meticilina pertencentes à linhagem ST1-SCCmecIV
Autores:Ferreira, FA (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Souza, RR (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Moraes, BS (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ferreira, AMA (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Américo, MA (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fracalanzza (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Couceiro, JNSS (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Figueiredo, AMS (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), pertencentes à linhagem ST1-SCCmecIV, emergiram em pacientes hospitalizados do Rio de janeiro, exibindo certo tropismo para infecções na corrente sanguínea. O objetivo deste trabalho foi estudar o papel do sistema de quorum-sensing Agr no perfil de virulência e nas infecções causadas por amostras ST1. A expressão gênica dos reguladores agr e sarA, e dos genes fnbAB, spa e sasG (associados à formação de biofilme) foi analisada através de RT-qPCR. A formação de biofilme foi estudada em modelos in vitro, utilizando poliestireno inerte, e in vivo, utilizando cateter subcutâneo implantado em camundongos. Ensaios de adesão e invasão foram realizados utilizando células respiratórias humanas (linhagem 16HBE14o-). Análises de expressão gênica revelaram que 13% das amostras apresentaram significativa atenuação do agr. Amostras exibindo agr atenuado apresentaram, concomitantemente, aumento na formação/acumulação de biofilme tanto in vitro quanto in vivo. A natureza ica-independente do biofilme produzido por essas amostras foi constatada. Adicionalmente, tais amostras também apresentaram habilidade aumentada para aderir e invadir células 16HBE14o-. O significante aumento das propriedades de colonização observado nas amostras agr-atenuadas foi paralelamente relacionado ao aumento na expressão de fnbA, spa e sasG. Transcritos sarA estavam cerca de 2 vezes reduzidos na amostra agr-atenuada, o que pode ter contribuído para a inibição do agr. Cabe ressaltar que amostras agr-atenuadas foram capazes de colonizar e causar infecções agudas e crônicas em pacientes hospitalizados. Assim, a habilidade de amostras agr-atenuadas para causar infecções em humanos e formar biofilme in vivo sugerem que as abordagens terapêuticas baseadas em estratégias de atenuação do agr não parecem ser efetivas no controle das infecções associadas a amostras ST1. Finalmente, é possível que a habilidade para formar/acumular biofilme, aderir e invadir células epiteliais, juntamente com a aquisição de múltiplos genes de resistência tenha influenciado, pelo menos em parte, a disseminação de variantes ST1 em hospitais de nosso país.