27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:520-1


Poster (Painel)
520-1Análise do perfil genético de Candida albicans isoladas da cavidade bucal de crianças com Síndrome de Down e pais e/ou responsáveis.
Autores:ZANETTI, L.C. (UFG - IPTSP - Universidade Federal de Goiás) ; CARDOSO, C.G. (UFG - IPTSP - Universidade Federal de Goiás) ; RIBEIRO, E.L. (UFG - IPTSP - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Introdução: Candida albicans é considerada como uma das espécies fungicas mais relatada na colonização da cavidade bucal de humanos, inclusive em crianças com Síndrome de Down (CCSD). Acredita-se que a uma das vias de colonização da mucosa bucal por estas leveduras decorra da relação e do contato intrafamilial entre pais e/ou responsáveis (P e/ou R) e a criança. Objetivo: Verificar a transmissão de cepas de C.albicans, pela relação intrafamilial, através da análise do perfil genético das leveduras oriundas simultaneamente da cavidade bucal de CCSD e P e/ou R. Material e Métodos: Os isolados de C.albicans foram cultivados em meio YEPD a 37oC por 24 a 48 h. Após a extração do DNA das amostras dos fungos, seu perfil genético foi determinado pela a técnica de RAPD (Randomly Amplified Polymorphic DNA) empregando os primers RSD10 e RSD12. Os produtos de amplificação do RAPD foram visualizados por eletroforese e permitiram a construção de um dendograma de similaridade genética pelo método UPGMA (Unweighted Pair-Group Method Using Arithmetic Average). Discussão dos resultados: A análise do perfil genético dos nove casos positivos de isolamento simultâneo de C. albicans bucais do grupo de P e/ou R e CCSD, permitiram a constatação de homologia genética em dois pares conjugados (2/9) (22,2%) com o Coeficiente de Jaccard igual a 1,0. Em outros dois pares conjugados de C. albicans bucais (2/9) (22,2%) foi evidenciado alta similaridade genética apresentando Coeficiente de Jaccard maior que 0,9. Nos outros isolados (5/9) (55,6%) não foi observado correlação entre as cepas analisadas, obtendo coeficientes de Jaccard menores que 0,5. Conclusão: Na análise do polimorfismo genético dos pares de C. albicans bucais concomitantemente isolados de CCSD e P e/ou R foi evidenciado a transmissão intrafamilial deste fungo entre as microbiotas bucais de pais e filhos portadores de Síndrome de Down em 44% (4/9) dos casos e indica ocorrência de cepas oriundas de outras fontes ou de variação genética em 55,6% (5/9) dos isolados.