27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:518-2


Poster (Painel)
518-2Análise da comunidade de bactérias redutoras de sulfato ao longo de duas cavernas em diferentes tipos de rocha do Estado da Bahia
Autores:Marques, E.L.S. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Santana, E.B. (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Silva, G.S. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Silva, J.L.L. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Dias, J.C.T. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pirovani, C.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Rezende, R.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

O interior de cavernas é considerado um ambiente isolado da superfície, com baixo nível de matéria orgânica e ausência total de luz. Com isso, é comum ocorrer um predomínio da quimiolitoautotrofia nesse ambiente. Dessa forma, é de se esperar a influência da entrada no ambiente de caverna em grupos microbianos, com isso o objetivo desse trabalho foi analisar a comunidade de bactérias redutoras de sulfato (SRB) ao longo de duas cavernas a partir da entrada. Foram coletadas amostras de sedimento ao longo da caverna em rocha carbonática Gruta de Manoel Ioiô (GMI;; 5 amostras em Iraquara-BA e da caverna em rocha quartzítica Gruta do Lapão (GL; 4 amostras) em Lençois-BA. O DNA das amostras foi extraído e amplificado com os primers dsrp2060f e dsr4r para o gene dsr (redutase dissimilatória de sulfito). Os produtos de PCR foram submetidos a dois DGGE em solução de poliacrilamida 8%, com gradientes desnaturantes distintos de 30-70% e 50-90% a 200V por 4h. A partir do perfil do DGGE foi realizada Análise de Componentes Principais (PCA) e dendrograma de similaridade de Jaccard. A análise dos perfis dos DGGE evidenciou uma variação da comunidade microbiana ao longo das duas cavernas. A amostra de sedimento mais distante da entrada da GL foi a que apresentou maior número de bandas e também foi a que apresentou maior concentração de bandas no gradiente desnaturante de 30-70%. As amostras da GMI tiveram bandas apenas no gradiente de 50-90% com exceção de uma banda da amostra mais distante da entrada que apresentou uma banda no gradiente de 30-70%. A PCA com todas as amostras evidenciou que as amostras da GMI apresentam maior similaridade entre si que as amostras da GL. O dendrograma de similaridade e o PCA com amostras da GMI evidenciaram uma maior similaridade entre as amostras de sedimento das regiões mais internas da caverna e uma menor similaridade com amostra da entrada. Para a GL, o PCA específico dessa caverna mostra quatro grupos distintos, um grupo formado apenas pela amostra da entrada, outro formado pela amostra mais distante da entrada e um terceiro formado pelas duas amostras intermediárias. O presente trabalho é o primeiro estudo com bactérias redutoras de sulfato em cavernas brasileiras e mostra que ocorre variação da comunidade de SRB ao longo de cavernas em diferentes rochas. E também que as amostras mais internas apresentam pouca similaridade com as amostras da entrada das cavernas indicando que SRB distintas podem ocorrer no ambiente cavernícola.