27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:512-1


Poster (Painel)
512-1AVALIAÇÃO DO GRAU DE SENSIBILIDADE APRESENTADO POR CEPAS DE Staphylococcus aureus ISOLADAS DE MASTITE BOVINA FRENTE A ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE KIRBY-BAUER E DO E-TEST.
Autores:Hammerschmidt, M. (VP - VP Laboratório de Análises Ltda) ; Warth, J.F.G. (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Pesquisas têm demonstrado que na área médica veterinária, ocorre um aumento gradativo da resistência de cepas de Staphylococcus aureus à Penicilina G e seus derivados. Tendo em vista esta preocupação crescente, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de sensibilidade e resistência apresentado por este patógeno frente a antibióticos do grupo dos β-lactâmicos. Para isto, foram selecionadas 29 cepas de S. aureus, sendo 20 (68.9%) consideradas sensíveis à Penicilina G e 9 (31.1%) resistentes. Estas cepas foram submetidas ao teste de antibiograma pela metodologia de Kirby-Bauer frente aos seguintes antibióticos do grupo dos β-lactâmicos: Ampicilina(10µg), Amoxicilina(10µg), Cefalexina(30µg), Ceftriaxona(30µg), Oxacilina(1µg) e Penicilina G(10 UI). Concomitantemente a isso, avaliou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) exercida pela Penicilina G frente a estas cepas, através da utilização do E-test. Os resultados do antibiograma revelaram que as 20 cepas sensíveis à Penicilina G igualmente foram sensíveis a todas as drogas testadas. Em relação às nove cepas resistentes, todas apresentaram igual resistência frente à Ampicilina e à Amoxacilina. Com relação à Cefalexina, duas delas (6.9%) apresentaram sensibilidade considerada intermediária e as demais foram sensíveis. Resumidamente, os melhores resultados de sensibilidade das nove cepas resistentes à Penicilina G foram os seguintes: Oxacilina (100%), Ceftriaxona (100%) e Cefalexina (93,1%). Os resultados esperados e obtidos no Teste de Difusão em Disco para a Penicilina G foram confirmados com a utilização do E-test. As 20 cepas consideradas sensíveis no método convencional igualmente foram no E-Test, apresentando CIM inferiores a 0,12µg/mL. As nove cepas resistentes pelo método tradicional apresentaram CIM igual ou superior a 0,25 µg/mL. O presente estudo é indicativo da presença de cepas de S. aureus resistentes à Penicilina G, com grande variação no perfil de sensibilidade em relação aos β-lactâmicos, podendo a Penicilina G servir como parâmetro presuntivo de avaliação em caso de sensibilidade a este antibiótico.