27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:508-1


Poster (Painel)
508-1Bacteremia por Staphylococcus haemolyticus oxacilina-resistente em UTI Neonatal de Hospital Universitário do Rio de Janeiro, Brasil.
Autores:Pereira, PM.A. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Binatti, V.B. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Castro, E.A. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Santos, K.R.N. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Pereira, JA.A. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Guaraldi, AL.M. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Entre os Staphylococcus coagulase-negativos (SCN), Staphylococcus haemolyticus desempenha um importante papel em infecções hospitalares em todo o mundo, e está relacionado com quadros de infecções em recém-nascidos (RNs) portadores de neoplasias, e associados com produção de biofilme e resistência aos antimicrobianos. Neste estudo, cepas de S.haemolyticus foram isoladas de hemoculturas de pacientes que faziam uso de cateteres intravenosos em UTIN do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ-RJ) no período de 3 anos, com o intuito de avaliar sua distribuição clonal, assim como padrões de resistência e capacidade de produção de biofilme. As amostras de S.haemolyticus isoladas de hemoculturas de RNs foram identificadas por PCR, baseadas em uma série de dados clínicos e laboratoriais obtidos dos prontuários dos pacientes. Os perfis de resistência aos antimicrobianos foram verificados através do teste de disco-difusão, determinação de CIM (Oxacilina e Vancomicina) e presença do gene mecA. A capacidade de produção de biofilme foi investigada pelos testes do Ágar Vermelho do Congo - AVC e ensaios de aderência em superfícies abióticas (poliestireno e vidro) além da PCR para o gene icaA. O perfil genômico dos micro-organismos foi determinado pela técnica de PFGE. Dentre as 31 amostras isoladas de S.haemolyticus, a maioria dos RNs adquiriram infecção no ambiente hospitalar. A maioria (67.7%) apresentou resultado positivo para AVC, 96.7% apresentam perfil de forte produtor de biofilme, 87.0% aderiram ao vidro e 58.0% apresentaram o gene icaA. S.haemolyticus oxacilina-resistente correspondeu a 90.3%, 77.4% expressaram o gene mecA, sendo 54.8% com CIM ≥512µg/ml, 58.0% das amostras apresentaram CIM ≥ 4 μg/mL para vancomicina, e uma única cepa revelou CIM = 8. A maioria dos neonatos infectados (84.0%) com amostras oxacilina-resistentes foram submetidas ao tratamento com vancomicina. A técnica de PFGE nos revelou 6 diferentes tipos clonais, sendo que os tipos B e D englobaram o maior número de amostras. Na UTIN do HUPE/UERJ foram observados quadros de bacteremia nosocomial em neonatos fazendo uso de catéteres relacionados com amostras de S.haemolyticus oxacilina-resistentes e produtoras de biofilme. Foi detectada a presença de seis diferentes tipos clonais, indicando a disseminação de S. haemolyticus nesta unidade hospitalar e a endemicidade em nossa comunidade.