27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:507-2


Poster (Painel)
507-2ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE SUÍNOCULTURA E A EFICACIA DO PROCESSO DE TRATAMENTO ANAEROBICO POR BIODIGESTOR E ESTERQUEIRA.
Autores:Moura, A.C. (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Lima, F. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Pinto, F.G.S. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Guedes, L.P.C. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Sampaio, S.C. (UNIOESTE - UNIOESTE/CASCAVEL/CCET/PGEAGRI)

Resumo

A utilização de água residuária, proveniente da suinocultura, na fertirrigação agrícola é comum no país, incluindo na região Oeste do Paraná. Ao serem inseridos ao solo, aumentam os nutrientes importantes à agricultura, entretanto podem carrear diversos elementos como sais minerais em excesso e microrganismos patogênicos que podem contaminar o ambiente, sendo a suinocultura relatada por alguns autores, como uma potencial e perigosa atividade poluidora, além de poderem conter patógenos de origem intestinal. O estudo objetivou o isolamento, identificação e análise de microrganismos provenientes de águas residuárias de suinocultura e avaliar a eficácia dos tratamentos anaeróbios na eliminação de microrganismos. O isolamento e identificação de bioindicadores e microrganismos patogênicos seguiram metodologia sugerida pela APHA, e quantificados através da contagem de número mais provável e unidades formadoras de colônias. Foram realizadas analise multivariada dos dados através de componentes principais (PCA) e agrupamento, a fim de avaliar a similaridade entre as variáveis e avaliar a eficiência no tratamento dos dejetos em biodigestor e esterqueira. Foram isolados e quantificados microrganismos em todas as etapas dos diferentes tratamentos, observando diminuição dos aeróbios, porem sem eliminação dos mesmos, demonstrando ineficácia dos tratamentos na eliminação microbiana. Foram isolados microrganismos das espécies Salmonella enterica (90% das amostras), Clostridium perfringens.(80%), Enterococccus faecalis (100%), Erysipelothrix rusipathiae (85%) e Escherichia coli (100%), sem diferenças significativas entre os distintos tratamentos. Os resultados na PCA indicaram que 80% da variação no conjunto de dados foram explicados por apenas quatro Componentes Principais (CPs). Com a finalidade de aproximar as variáveis de maior semelhança entre si daqueles mais heterogêneos, os dados foram submetidos à análise de agrupamento de Cluster, onde permitiu complementar, de maneira eficiente, os resultados obtidos com o uso da PCA observando similaridade entre os grupos formados na análise de agrupamento com os componentes principais. Os dados obtidos neste estudo denotam uma preocupação na utilização da água residuária de suinocultura na fertirrigação, uma vez que os processos utilizados nas fazendas avaliadas não foram eficazes na eliminação dos mesmos.