27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:506-1


Poster (Painel)
506-1SUSCEPTIBILIDADE in vitro DE Monosporasccus cannonballus (POLLACK & UECKER) AO ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia gracilis SCHAUER.
Autores:FERNANDES, L.C.B (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; ALBUQUERQUE, C.C (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; SALES JUNIOR, R. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; OLIVEIRA, F.F.M. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; BARBOZA, H.S. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; GURGEL, E. P. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; SILVA, M. D. S. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; MESQUITA, M. V. de (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; ANDRADE, K. K. S. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

Monosporasccus cannonballus Pollack & Uecker é um dos principais fitopatógenos envolvidos no colapso do meloeiro, atacando a raíz e caracterizando-se por possuir ascósporos que permanecem no solo durante muito tempo. Algumas tentativas de controle ainda são pouco eficazes, mas compostos naturais extraídos de plantas medicinais vêm substituindo produtos agrícolas, pois são obtidos do metabolismo secundário da planta. O óleo essencial da espécie Lippia gracilis Schauer, conhecida como alecrim-da-chapada e própria da região semiárida do Nordeste do Brasil, têm atividade antimicrobiana e antifúngica comprovadas, devido à presença de dois monoterpenos fenólicos, o carvacrol e o timol. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do óleo essencial de L. gracilis sobre o crescimento micelial in vitro do fungo M. cannonballus. O experimento foi conduzido em março de 2013 no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN. Discos de micélio do fungo M. cannonballus com aproximadamente 3 mm de diâmetro foram inoculados no centro de placas de Petri contendo 20 ml de meio BDA (batata, dextrose, ágar) com o óleo de L. gracilis nas concentrações 0, 100, 200, 300, 400 e 500 μL.L-1. Após 48 horas de instalação do experimento, foi mensurado, diariamente e com o auxílio de um paquímetro, o diâmetro médio das colônias, por meio da medição feita em dois sentidos diametralmente opostos, a qual foi realizada até o completo crescimento do fungo contido nas placas da testemunha (T1). Para calcular a porcentagem de inibição, foi utilizada a fórmula de Edington, a saber: [(CFC-CFT)/CFC]x 100, onde: I= porcentagem de inibição; CFC= crescimento do fungo no controle; CFT= crescimento do fungo no tratamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 4 repetições, sendo cada repetição composta por 3 placas. As médias foram comparadas pelo Teste de Tukey a 1% de significância. Observou-se que todos os tratamentos apresentaram diferença estatística em relação ao tratamento testemunha (T1), que não apresentou inibição. Os demais tratamentos apresentaram os seguintes percentuais de inibição: T2 (20,23%), T3 (69,11%), T4 (100%), T5 (100%) e T6 (100%). Conclui-se que o óleo essencial de L. gracilis, a partir da concentração de 300μL.L-1, inibiu completamente o fungo durante todos os dias de avaliação do experimento tendo, portanto, efeito positivo na inibição do fungo M. cannonballus.