27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:494-1


Prêmio
494-1Influência da rotação de culturas na infecção de grãos de milho transgênico por Fusarium verticillioides e na detecção de fumonisina B1 em amostras provenientes de Capão Bonito, região produtora no Estado de São Paulo
Autores:Atayde, D. D. (ICB - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Duarte, A. P. (IAC - Instituto Agronômico de Campinas) ; Barros, V. L. N. P. (APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) ; Reis, T. A. (ICB - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Zorzete, P. (ICB - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Baquião, A. C. (ICB - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Corrêa, B. (ICB - Instituto de Ciências Biomédicas)

Resumo

Os principais gêneros fúngicos que acometem a cultura de milho são Aspergillus, Fusarium e Penicillium. Estes podem produzir micotoxinas, metabólitos secundários tóxicos, capazes de acarretar perdas econômicas e danos à saúde humana e animal. A espécie fúngica mais comumente associada ao milho no Brasil é Fusarium verticillioides. Propomos avaliar a influência da rotação de culturas na infecção de grãos de milho transgênico (2B710 Hx) por F. verticillioides e na detecção de fumonisina B1 (FB1) em amostras provenientes de Capão Bonito – SP, Brasil. Para isso, foi utilizada a técnica de Semeadura Direta em meio DRBC (Ágar Dicloran Rosa Bengala Cloranfenicol) para o isolamento dos fungos. Estes foram identificados em nível de gênero e, aqueles pertencentes ao gênero Fusarium, foram identificados até espécie, utilizando métodos clássicos (macro e micromorfológicos) e moleculares (sequenciamento parcial do gene TEF-1α). A análise micotoxicológica das amostras foi realizada por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). A atividade de água (Aa) média nas amostras foi 0,96. A micobiota dos grãos revelou maior frequência de isolamento de F. verticillioides nas duas coletas (30,5% - 1a coleta / 69,2% - 2a coleta). A presença de FB1 foi detectada em 86,1% das amostras, em concentrações que variaram de 15,1 a 245,5 μg/kg (ou ppb). A Aa média elevada associada à boa adaptação do fungo ao substrato provavelmente favoreceram a presença de F. verticillioides e a produção de fumonisinas, embora em baixa frequência de isolamento e abaixo dos níveis citados em trabalhos utilizando milho convencional. O nível médio de FB1 foi menor quando realizada a rotação entre as culturas de soja, trigo e milho em comparação a monocultura (apenas milho), sugerindo que a monocultura pode aumentar o inóculo do fungo e, consequentemente, aumentar a infecção dos grãos por fumonisinas.