27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:484-1


Poster (Painel)
484-1Efeito modulatório do bloqueio esplâncnico simpático sobre a disfunção de órgãos, sobrecrescimento intestinal e translocação bacteriana na sepse grave. Estudo experimental.
Autores:Liberatore, A.M.A. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Koh, I.H.J. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

A resposta inflamatória (RI) exacerbada na sepse tem sido relacionada com a disfunção microcirculatória, hipóxia citopática e falência de órgãos. Já a translocação bacteriana (TB) associada ao sobrecrescimento da microbiota intestinal têm sido apontada como fator adicional no agravamento da sepse. Estudos mostram que o bloqueio do sistema nervoso autônomo simpático do território esplâncnico apresenta potencial para minimizar a RI. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da preservação do território esplâncnico pela neuromodulação na sepse grave. Métodos: Ratas Wister-EPM (n=86) foram anestesiadas e submetidas à: Sepse (S)(2 mL de E.coli 108 UFC/mL i.v.) e/ou analgesia epidural torácica(E) (0,2mL de bupivacaina 0,05%) e/ou hiperhidratação (H) (30mL/kg/20 minutos de Ringer Lactato), iniciados 30 minutos após a sepse,de acordo com os seguintes grupos(G): SG, SEG, SHG, SEHG, EG e NG (animais sem procedimento). A dinâmica microcirculatória de duodeno, jejuno, íleo, fígado e rins foi monitorada pelo equipamento Sidestream Dark Field Imaging (SDF) após 24h. Amostras de linfonodos de mesentério (LNM) foram coletadas para avaliação da TB e porções intestinais de delgado, grosso e fezes foram avaliadas quanto ao sobrecrescimento bacteriano de Gram negativos aeróbios e anaeróbios facultativos por cultivo em agar MacConkey. A mortalidade foi observada por 30 dias. Resultados e Discussão: A neuromodulação associada a Hiperhidratação (SEHG) promoveu melhora da perfusão microcirculatória e maior preservação da arquitetura tecidual dos órgãos comparadas ao grupo sem tratamento(SG).O sobrecrescimento bacteriano e 67% de TB observados em SG foram minimizados em SEHG, mostrando que o sobrecrescimento é importante para a ocorrência de TB e para sobrevida dos animais de SEHG (100%), comparada aos 60% de SG, 30% de SEG e 10% de SHG.Estes dados sugerem que a TB pode ser um importante fator no agravamento da RI na sepse acarretando na disfunção de órgãos. Conclusão: O bloqueio simpático esplâncnico associado à Hiperhidratação atenuou a disfunção microcirculatória de órgãos pela ação vasodilatadora parassimpática e minimizou o sobrecrescimento induzido pela sepse grave, com consequente diminuição da TB e mortalidade. Estudo financiado pela FAPESP.